como-trabalhar-em-uma-companhia-estrangeira

Como Trabalhar em uma Companhia Estrangeira

Sem sombra de dúvidas, um grande número de pessoas já sonhou em trabalhar em uma companhia estrangeira, com o objetivo de não apenas guinar sua carreira, mas também de ganhar ótimos salários em moedas mais fortes que o real.

No entanto, muitas delas não sabem como é trabalhar em uma companhia estrangeira, quais são os requisitos e como se dá o processo de seleção, e acabam não investindo nesse sonho.

Com o objetivo de lhe ajudar a entender melhor essa questão, montamos este conteúdo. Confira!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Requisitos mínimos

Os requisitos exigidos dos profissionais podem variar bastante de companhia para companhia, mas algumas coisas básicas são indispensáveis, como a carteira de piloto comercial por exemplo.

É comum as empresas exigirem que os aplicantes tenham experiência prévia em linha aérea, mas não é regra. Algumas companhias também pedem que os candidatos tenham o PLA checado.

Quanto às horas de voo, as exigências podem variar bastante. Uma dica para os pilotos menos experientes é que busquem vagas como Second Officer, uma vez que é possível encontrar ofertas que requerem apenas o PC checado com o mínimo de horas de voo requerido para formação.

Processo de Seleção

O processo de seleção em companhias de outros países geralmente se dá da seguinte forma:

  • Aplicação online
  • Testes Online (psicoteste)
  • Entrevista
  • Prova teórica, entrevista e simulador

Essa última etapa do processo pode ocorrer tanto no país de origem da companhia ou em eventos onde as companhias estrangeiras vem ao Brasil para realizar processos seletivos.

Para saber mais sobre o assunto, recomendamos este vídeo do Canal Piloto.

Relação trabalhista com contrato

De acordo com uma matéria publicada pelo portal de notícias Medium, que também funciona como um blog, vale dizer, geralmente as pessoas que trabalham em uma companhia estrangeira, tendem a ser regidas por um contrato previamente estabelecido entre as partes envolvidas. O contrato funciona como uma forma de se prevenir diante de potenciais relações de trabalho conflituosas. Protege tanto a empresa, quanto o profissional.

Assim sendo, é bem capaz de você, caso trabalhe em uma empresa estrangeira, ser regido por um contrato. Mas isso depende do país, é claro. Nos Estados Unidos, por exemplo, valoriza-se muito o trabalho autônomo, que é conhecido no Brasil como o prestador de serviço.

Observação de desempenho

Assim como ocorre nas empresas brasileiras, o profissional que deseja trabalhar em uma companhia estrangeira, precisa saber que também será avaliado, ou melhor, que terá sua performance monitorada.

O objetivo é garantir que o profissional se torne mais qualificado em sua área de atuação, para que assim contribua para o desenvolvimento eficiente da empresa. Geralmente, ele é avaliado a partir de indicadores de desempenho, como metas cumpridas, número de produtos fabricados etc.

Plano de carreira

O plano de carreira é algo presente na maioria das empresas, sejam elas estrangeiras ou não. Desse modo, pode-se dizer que uma pessoa que trabalha em uma companhia estrangeira, pode crescer e, dessa maneira, alcançar os seus objetivos com maior velocidade.

como-trabalhar-em-uma-companhia-estrangeira
como-trabalhar-em-uma-companhia-estrangeira

No entanto, é importante saber do que é preciso fazer ou ter para garantir o seu crescimento dentro da empresa. Muitas das organizações solicitam que o profissional se qualifique, fazendo, por exemplo, cursos livres ou especialização em sua área, para que se destaque.

Necessidade de falar outro idioma

Outro ponto a se destacar com relação ao trabalho em uma companhia estrangeira é que costuma ser necessário que se tenha um certo nível de inglês, para viabilizar a compreensão e comunicação entre profissionais.

Mesmo que o idioma nativo do país para o qual está aplicando não seja o inglês, essa costuma ser a língua utilizada no dia a dia do trabalho. Isso se dá a fim de padronizar a comunicação entre todos os profissionais, uma vez que existem pessoas de diversos países trabalhando juntas.

Claro que o domínio da língua local pode ser um grande diferencial na hora da contratação, além de tornar sua vida muito mais fácil quando se mudar para o novo país.

Onde estão as melhores oportunidades

  • Grande quantidade de oportunidades no oriente médio por exemplo, devido a demanda
  • Muito menos regulamentação mas pela demanda, acabam oferecendo salários e benefícios muito mais interessantes do que os do Brasil

A região do Oriente Médio costuma ter as melhores oportunidades para quem busca o primeiro emprego fora do país. Devido à grande demanda, a contratação de pilotos estrangeiros é menos burocrática e regulamentada, e os salários e benefícios costumam ser bem interessantes!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.