Conheça o Avião Supersônico X-59 da Nasa

Tempo de leitura 2 min

Se você acha que certas tecnologias têm um limite, é porque definitivamente ainda não conhece a NASA. Atualmente, a agência aeronáutica e independente estadunidense está em fase de conclusão, na Califórnia, da construção de uma aeronave de apelido curioso: filho de Concorde. A principal característica do novo avião supersônico o e silencioso.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Mas afinal, como a NASA conseguiu desenvolver essa proeza?

A agência investiu em uma tecnologia capaz de silenciar aquele forte e assustador estrondo provocado pelas aeronaves supersônicas. O avião X-59 Quiet SuperSonic Technology foi projetado para voar mais rápido do que a velocidade do som, sem produzir esses ruídos.

A construção do novo avião está acontecendo desde 2019 na Lockheed Martin Skunk Works, na Califórnia. No mês passado, a NASA divulgou um vídeo em timelapse da sua construção, que deve ir ao ar (literalmente) pela primeira vez em 2022.

No vídeo de pouco menos de um minuto, a agência americana detalha a criação da fuselagem que abrigará a cabine do piloto, além da asa que, com seus 9 metros de largura, se responsabilizará por manter alguns sistemas de controle, assim como o de combustível, em funcionamento.

Ao final podemos ver também a montagem da cauda, que contará, sobretudo, com materiais resistentes a temperaturas excessivamente quentes, para proteger o avião do calor que é emitido pelo motor GE F414, que deve ficar localizado na parte de cima do novo avião.

equenta black friday

 

Entenda os detalhes da nova aeronave supersônica

O novo avião supersônico da NASA está sendo desenvolvido com uma tecnologia silenciosa supersônica, capaz de silenciar o forte barulho sônico que é produzido enquanto navega a uma média de 1.500 km por hora (ou seja, algo como 930 milhas por hora). A velocidade do som, por sua vez, é de aproximadamente 1.234 km por hora.

De acordo com o engenheiro-chefe da NASA, Jay Brandon, o vídeo divulgado no último mês representa a transição de “muitas partes colocadas no chão que agora, juntas, finalmente representarão um avião”.

O X-59 é um projeto que foi anunciado pela agência pela primeira vez em 2018. Ele não está sendo desenvolvido sozinho, mas em parceria com a Lockheed Martin. De acordo com ambas as instituições, o avião supersônico silencioso será mais um grande marco na história da aviação mundial, permitindo que viagens comerciais supersônicas saiam do campo da expectativa e venha a se tornar realidade.

Se o teste em 2022 for bem-sucedido, o objetivo da NASA é voá-lo em uma faixa de teste localizada no Centro de Pesquisa de Voo Armstrong no ano seguinte, de modo a provar que há como produzir um choque sônico seguro e silencioso. Se tudo der certo, a expectativa é de que a partir de 2024 seja possível voar com o X-59 nas proximidades dos EUA, avaliando a resposta de diferentes indivíduos ao som que será produzido pelo novo avião.

Gostou destas dicas? Aproveite e visite nosso site!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.