aviao-eletrico-airbus

Tecnologia e sustentabilidade: Conheça os principais Aviões Elétricos

Tempo de leitura 3 min

A junção entre tecnologia e sustentabilidade é primordial para a evolução da indústria aeronáutica e desenvolvimento de um modelo de avião elétrico comercial pode ajudar muito. Além da tendência mundial oferecer opções conscientes ao consumidor, essa é uma forma inteligente de unir maiores lucros e a preservação do meio ambiente.

O avião elétrico se apresentou como uma das soluções mais eficazes para a redução de emissão de gases, fator que contribui fortemente para o efeito estufa. Com base nisso, diversos fabricantes estão produzindo protótipos de aviões elétricos, gerando economia de combustível e sustentabilidade.

Veja mais abaixo e conheça os principais tipos de aviões elétricos!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Avião elétrico

Por definição, o avião elétrico é uma aeronave que não necessita de combustão para funcionar. Seu funcionamento ocorre a partir de motores elétricos, que podem utilizar as seguintes fontes:

– Energia solar;

– Transferência de energia wireless;

– Célula de combustível.

 

Aviões elétricos em período de teste

Atualmente, existem diversos aviões elétricos em fase experimental. Confira a lista a seguir e entenda mais sobre cada um dos modelos:

 

Embraer

O avião elétrico da Embraer, integrante ultramoderno da EmbraerX, inicia a lista como o primeiro protótipo elétrico da empresa. O ano de 2020 parecia promissor para o lançamento do avião, a partir da chegada de baterias de alta voltagem ao país. Entretanto, a pandemia do novo Corona Vírus pode ter causado atrasos no planejamento da fabricante.

aviao-eletrico-embraer

Airbus

A empresa Airbus não poderia ficar para trás. Em parceria com a Siemens e Rolls-Royce, a Airbus está em processo de desenvolvimento de seu primeiro avião elétrico. Batizado de E-FanX (“fan”, “ventilador” traduzido para o português, por conta do uso de motores turbofan), o projeto pretende efetuar voos em 2030, trazendo inovação ao setor aeronáutico.

 

Nasa

A Nasa é outra organização que não poderia deixar de produzir seu próprio avião elétrico. O STARC-ABL promete voos silenciosos, mais baratos e com menor emissão de poluentes. Em parceria com a gigante General Eletrics (GE), o avião elétrico da Nasa recebeu um investimento de US$ 12 milhões. Além disso, o projeto utilizará materiais mais leves e mais resistentes que os aviões tradicionais.

 

Boeing

A Boeing desenvolve seu primeiro protótipo de avião elétrico, o inovador Sugar Volt. A empresa pretende diminuir consideravelmente a queima de combustível, oferecer voos silenciosos e causar menor impacto no meio ambiente. A Boeing planeja que as tecnologias inovadoras sejam aplicadas até o ano de 2050.

Alice

Em 2019, a empresa Eviation apresentou seu primeiro modelo de avião elétrico para passageiros, durante a Paris Air Show. Chamado de “Alice”, o avião elétrico pretende suportar até 9 pessoas por cerca de 1.000 km a 440km/h. Sua estética arrojada com três hélices, conta com duas localizadas na ponta das asas e uma na cauda.

Todas as pesquisas e investimentos apontam para um futuro próximo de aviões elétricos e inovações na indústria aeronáutica. A expectativa é que as baterias se tornem mais econômicas, de forma que os voos possam ofertar maior viabilidade. Além de obter mais opções na hora de viajar, os aviões elétricos promovem menor emissão de poluente, fator de extrema importância para a sustentabilidade do planeta.

aviao-eletrico

 

Para ler mais conteúdos como esse, não deixe de acompanhar as publicações aqui em nosso blog. Estamos sempre compartilhando artigos que podem enriquecer mais seus conhecimentos. Aproveite!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.