Dicas da Aviação

Headsets para aviação: entenda como escolher o ideal

25/07/2019
headset-para-aviacao
Tempo de leitura 7 min

Existem muitos modelos de headsets para aviação e isso pode deixar os menos familiarizados com este mundo bastante confusos: Todos têm a mesma função? Qual o melhor? O que é ANR? Qual a melhor marca? Estes são apenas alguns exemplos de perguntas que podem passar pela cabeça de alguém que acabou de começar a pesquisar sobre esses equipamentos.

Basicamente headsets para aviação são utilizados para comunicação e redução de ruídos sonoros. Levando isso em conta, a escolha pode variar de acordo com as necessidades específicas do piloto e em qual aeronave o equipamento será utilizado.

Neste post nós vamos esclarecer alguns fatores a serem considerados na hora de adquirir seu headset. Confira!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O que considerar na hora de comprar um headset para aviação?

As primeiras considerações que devem ser feitas são a respeito de suas funcionalidades. Todos são capazes de reproduzir som e são equipados com microfones para realizar o processo de comunicação, mas existem algumas particularidades importantes a se considerar. Resumidamente, podemos separar headsets de aviação em duas categorias: os com ANC (Active Noise Cancellation) — que também pode ser chamado de ANR (Active Noise Reduction) — e os sem nenhum tipo de cancelamento ativo de ruídos. Ainda existem abafadores de som, cuja única função é proteger o usuário do incômodo de barulhos externos, mas estes não são considerados headsets.

Aos que ficaram curiosos sobre como funciona o ANR (ou ANC), aqui vai uma breve explicação:

Headsets com cancelamento ativo de ruído tem microfones que identificam as ondas sonoras presentes no ambiente. Baseando-se nos sons identificados, são emitidas ondas opostas, fazendo com que, através do princípio físico da interferência destrutiva, as ondas se “cancelem” e o usuário não ouça o ruído externo. Também é interessante citar o cancelamento passivo de ruído, que nada mais é do que a redução de barulhos externos pelo fato de se ter um objeto dificultando a entrada de som nos ouvidos.

Outro aspecto importante que deve ser considerado é o tipo de “encaixe” do fone nos ouvidos. Existem três categorias: os In-Ear, os On-Ear e os Over-Ear. Fones In-Ear, também chamados de intra-auriculares, costumam ter tamanhos mais reduzido em comparação com os outros modelos, e vão dentro dos ouvidos. Os on-ear são maiores que os in-ear e ficam em cima das orelhas. Por fim, headsets over-ear costumam ser os de maior dimensão e peso, já que eles devem cobrir completamente as orelhas do usuário. Quanto maior a obstrução física que o fone proporcionar, assim como a capacidade de isolamento acústico do material utilizado no mesmo, maior será o cancelamento passivo de ruído.

Para quem o Noise Cancelling é mais recomendado?

Muitos aviões de pequeno porte e helicópteros tem um grande inconveniente: altos níveis de ruído em suas cabines. São justamente nestes casos que os headsets ANR são mais recomendados, reduzindo a poluição sonora do ambiente e permitindo que os pilotos se comuniquem de forma mais eficiente, tanto com a torre de controle como com outras aeronaves.

Aviões de maior porte e mais modernos costumam ter cockpits com um isolamento acústico mais eficiente, reduzindo a necessidade de headsets desse tipo.

Tempo de uso

Outro ponto importante é o tempo que ele será utilizado. Para proprietários de aeronaves, pilotos de instrução e da aviação executiva e outras atribuições que usam frequentemente headsets, faz sentido investir em um modelo de qualidade, ainda que tenha um custo mais elevado.

Já no caso das pessoas que vão adquirir um headset apenas para, por exemplo, cumprirem com as horas de voo necessárias para se tornarem pilotos comerciais devem levar em consideração que, uma vez empregadas, as próprias companhias aéreas oferecerão o item. Um modelo mais básico ou intermediário pode ser mais interessante neste caso.

Obrigatoriedade de compra por questões higiênicas

Uma pesquisa da faculdade de biomedicina da Devry Metrocamp de 2017 identificou 10.000 fungos e bactérias em fones de diferentes modelos que eram compartilhados sem a devida higienização. Eles podem causar infecções e otites graves. Por essa razão,  existem escolas de aviação que exigem que seus alunos tenham headsets próprios. O mesmo acontece com alguns países.

Adequação do headset à aeronave

Além dos aspectos apresentados, é imprescindível considerar um elemento técnico fundamental: a compatibilidade do plug do headset com o painel do avião ou helicóptero. Conectores incompatíveis tornarão o equipamento inútil.

Alguns modelos de headset disponíveis na Bianch e seus diferenciais

Com essas considerações em mente, é possível analisar algumas das opções disponíveis para compra na Bianch. Vejamos os mais cotados entre eles e seus diferenciais.

Headset GCA-4G

O Headset GCA-4G é um dos com preço mais em conta no mercado atualmente, sendo muito utilizado em escolas de instrução. É bastante recomendado para os casos de escolas que exigem o uso individual do equipamento.

Ele permite a comunicação dentro da cabine e com a torre de controle, além de proporcionar um bom conforto auditivo para seus usuários, com espuma de vedação de grande qualidade. Na Bianch Pilot Shop o headset é enviado com um Case grátis, o que facilita seu transporte e protege o equipamento.

Headset PNR AH

Este é um modelo mais em conta, voltado para o uso em helicópteros. O headset é dual plug, tem controle de volume individual e microfone com redutor de ruídos e haste flexível.

Headset GCA-ANR

É um headset com funcionalidade de cancelamento de ruído ativo. Um diferencial dele é que, além de ser dual-plug, ele possuí uma entrada que permite o usuário ouvir músicas do celular.

Seu microfone possuí uma haste flexível, e também tem funcionalidade de redução de ruído.

Headset Bose A20

A Bose é referência no universo dos equipamentos de som, com produtos da mais alta qualidade. Não é por acaso que a marca é conhecida por fornecer um dos melhores sistemas de cancelamento de ruído ativo do mercado, e este fone não é diferente.

Por se tratar de um modelo top de linha, seu preço é um tanto elevado. Apesar disso, graças à qualidade de seus componentes, o produto tem uma vida útil bastante longa, o que pode justificar o investimento para aqueles pilotos que farão uso frequente e por muitos anos do headset.

Headset Zulu PFX 4035 6 PIN Lightspeed

Um headset que conta com o mecanismo de ANR dinâmico Streaming Quiet, que é capaz de medir o som do ambiente e ir adaptando a resposta de áudio.

Assim como o Bose, este aparelho possui um valor maior que os modelos padrão, mas o volume de benefícios e a qualidade do equipamento também são superiores. Entre eles, está o Music Fidelity, que garante ao piloto reprodução de sons em alta fidelidade e uma experiência simulada de 360 graus.

Modelos da David Clark

Os modelos da marca David Clark são bastante conhecidos no mundo da aviação e até mesmo por quem é de fora dele. Isso porque são usados pela Marinha e Força Aérea dos Estados Unidos e, por consequência, são muito presentes nas histórias da aviação nos cinemas.

Por serem utilizados como equipamentos oficiais de um país como os EUA, é fácil concluir que têm boa qualidade, não é mesmo?

Na aviação, nem sempre economizar em uma aquisição significa fazer um bom negócio. Mostramos neste post que tudo depende das necessidades específicas de cada piloto. Esperamos que estas informações ajudem vocês a tomar decisões mais acertadas na hora de adquirir seus produtos!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais! estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn e acompanhe nossas melhores publicações.

 

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário