estudar-sozinho-para-piloto

O Desafio de Estudar Sozinho: 7 Conselhos para ser Aprovado!

Estudar sozinho, sem um professor presente e longe da sala de aula. Essa realidade está se tornando cada vez mais presente, mas nem por isso o receio de muitos deixa de existir:

— Seria um método possível? Conseguirei ser aprovado?

Totalmente, mas isso depende principalmente de sua disciplina. Para tal, seguem alguns conselhos essenciais:

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

1 – Não isole matérias

— Qual é a melhor matéria para começar a estudar?

— Todas!

Um erro comum está no ato de estudar o conteúdo de modo totalmente separado, matéria por matéria, livro por livro, e começando o próximo só após ter acabado o anterior.

O problema disso é que ao chegar na última matéria, você já terá esquecido boa parte da primeira.

Recomenda-se então que você organize seus horários para que estude um pouco de todas as matérias ao longo da semana. Você pode colocar duas matérias por dia, ou até separar por horários. O que importa é não deixar nenhuma das disciplinas obrigatórias isolada por muito tempo, pois acredite, você irá esquecer o que aprendeu.

2 – Diversifique-se entre mídias

O tédio ao estudar é algo comum. Muito tempo consumindo um mesmo conteúdo é algo monótono, e com o tempo, até uma formiga passeando na parede irá parecer algo mais interessante.

Um meio de você continuar focado é mudar o método de estudo, utilizando diversas mídias para tal. Ficou muito tempo na mesa lendo e fazendo anotações? Assista algumas vídeo-aulas descansando as costas em algum sofá, seja na sala utilizando a TV ou em sua cama consumindo o conteúdo no celular. Seus olhos cansaram? Escute podcasts sobre o assunto, mesmo que seja fazendo outras tarefas.

Desse modo, mesmo que você se canse de um método, ainda seguirá com seus estudos.

3 – Teste seus conhecimentos

Seu aproveitamento não é medido em velocidade de estudo ou capacidade de compreensão, mas sim na fixação daquele conhecimento a longo prazo.

Desse modo, simulados de provas e exercícios são seus melhores parceiros. Esta é  a melhor forma de você verificar tanto seu aprendizado recente do dia, quanto confirmar se você ainda recorda daquele conceito que aprendeu mês passado.

Uma vez que esteja sendo aprovado na grande maioria dos simulados, você saberá de seus bons resultados e seguirá confiante para a futura prova oficial.

4 – Não deixe o conhecimento sumir

Nem sempre você poderá manter sua frequência de estudos. Compromissos pessoais, profissionais, consultas médicas… Interrupções ocorrerão.

Se hoje você não conseguiu adquirir novos conhecimentos, procure ao menos manter sua revisão e simulados em dia, para que seu conhecimento já adquirido não se perca.

Um simulado no celular na sala de espera, um podcast no carro indo a um compromisso ou até uma revisão mental em um momento ocioso, irão fazer a diferença.

O “depois eu estudo mais e compenso” não deve ser uma opção. Em um piscar de olhos seu dia sem estudo vira uma semana, e pode chegar a um mês.

5 – Planeje o hoje e o amanhã

Planejar seu dia e criar uma grade estudos é uma dica clássica, mas tão importante quanto planejar seu dia atual é planejar seu dia posterior.

Isso é essencial pois faz com que você priorize sua rotina de estudos diante de outros compromissos não essenciais. Convites de amigos, festas, passeios… Muitas oportunidades podem surgir.

Nesse cenário, caso você se apoie no “Hoje não posso, mas amanhã vamos lá!”, quando se der conta, estará estudando de modo intermitente, quem sabe apenas duas vezes na semana, e com um aproveitamento longe do ideal.

Eventos sociais e dias para relaxar tem sua importância, mas procure se planejar para que estes fiquem em datas definidas, como no final de semana por exemplo.

Hoje você tem de estudar! Amanhã também!

6 – O local ideal

A vantagem de estudar de modo autodidata ou a distância é a possibilidade de fazer isso em sua própria casa. Conforto, alimentação e tempo estarão ao seu alcance.

Contudo, ao longo de sua rotina de estudos, diversas distrações podem surgir: uma entrega chega, o vizinho chama, algum familiar precisa de sua ajuda, as crianças de sua casa começam uma orquestra ou até mesmo e o cachorro e o gato da família iniciam um UFC no quintal.

Diante disso, por incrível que pareça, é muito mais proveitoso você gastar seu tempo e dinheiro se locomovendo para outro local, como uma biblioteca, do que permanecer na comodidade de casa.

Ao fim, a paz e oportunidade para concentração são os elementos que se mostram mais necessário.

7 – Remova as distrações

Você está concentrado estudado e seu celular notifica uma mensagem. Você está assistindo a uma vídeo aula no computador e um amigo lhe chama no mensageiro que está aberto na outra aba. Você se isola em seu quarto mas seu smartwatch vibra mostrando um alerta da nova série da Locadora Vermelha Online.

Distrações sempre foram um problema, mas hoje, estão ainda mais constantes. Diante disso, procure se desconectar, deixar o celular no modo avião e fechar tudo o que não precisa para aquele momento de estudo.

Até se você tiver alguma dúvida, não procure de imediato uma solução no Google ou Youtube. Anote em um local para procurar depois, perto de finalizar seu dia de estudos.

Afinal, com o algoritmo do Youtube atual, não é difícil você entrar para pesquisar sobre um cálculo e 10 minutos depois se perguntar por qual motivo está assistindo um vídeo sobre os principais tanques alemães da II Guerra Mundial.

Muitos já conseguiram, e você?

Em nome da economia e praticidade muitos alunos optam pelo estudo autodidata. Utilizando seu comprometimento, disciplina e planejamento, o sucesso é totalmente possível.

As milhares de pessoas que se matricularam, compraram seus materiais e hoje estão exercendo suas profissões, não são apenas a inspiração de que você precisa, mas a prova de que você também pode conseguir!

Com isso dito e finalizado, olha só que horas são: É hora de voltar a estudar 🙂

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.