O que é Spotting?

Tempo de leitura 3 min

Antes de tudo, você provavelmente já fez ou conhece alguém que já brincou de ser comissário ou piloto de avião quando era criança, não é mesmo? E, talvez, já deve ter brincado de se aventurar pelos céus, além imitar o barulho das turbinas do avião e até brincar de batalhar em guerras imaginárias. Então é possível que se interesse pelo plane spotting.

Sem dúvida, o fascínio por aeronaves, helicópteros e aviões começa desde pequeno – e, muitas vezes, se estende até a fase adulta.

Os aviões cruzam o céu diariamente, dando um show de espetáculo, tanto por suas estruturas metálicas interessantes, quanto pelo som ou pela fumaça que deixam atrás do seu caminho. Dentro desse fascínio, surgiu o termo spotters, bem como a popularidade do plane spotting.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o Spotting?

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Afinal, o que significa spotting?

 

Assim sendo, o termo spotting, que no inglês seria como “avistar” ou “avistamento”, refere-se a prática constante de se observar algum objeto, que no nosso caso, seriam as aeronaves.

Popularmente conhecido como Plane Spotting, essa prática consiste no ajuntamento de um grupo de pessoas para simplesmente contemplar as aeronaves, além de tirar fotos e até fazer registros de quantos aviões foram avistados em um determinado dia.

Como praticar o spotting?

Em resumo, como o seu próprio conceito o resume, aqui não encontramos muito mistério. Basta simplesmente colocar um binóculo, papel e caneta na mochila para observar os aviões e as aeronaves. Além disso, percebemos que as pessoas praticantes do spotting também adoram tirar fotos dos objetos em voo, ou quando estão estacionados nas pistas e desejam aparecer ao lado do avião, mesmo que de longe.

Para iniciar com o hobby, você pode chamar um grupo de amigos e dispor de um celular para ir até um local aberto ou uma região propícia a visitas para contemplar as aeronaves e tirar excelentes fotos. Assim, recorrer ao velho zoom pode ser uma excelente opção, e dessa forma, grande parte desse público opta por levar aparelhos que oferecem uma experiência ainda melhor quando o assunto é resolução de câmeras.

Vale ressaltar que não são somente os aviões, aeronaves e helicópteros que ficam na mira dos cliques. Pistas de decolagem e aeroportos também encantam os praticantes de spotting, já que podem oferecer imagens incríveis.

Lembre-se que você não precisa praticar o spotting somente em aeroportos. Também existem outros locais interessantes, como é o caso de helipontos e até mesmo os aeroclubes.

Conclusão

Sem dúvida, a prática de spotting é uma excelente experiência para quem sempre sentiu-se atraído por aviões e por este universo. Além de ser uma experiência incrível, você ainda pode conhecer pessoas que partilham o mesmo gosto e apreço que você.

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe o que significa spotting e como funciona essa prática, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outras dicas exclusivas e curiosidades interessantes sobre o mundo da aviação.

 

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.