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O que São as Marcas nas Pistas do Aeroporto

Já parou para se perguntar o que significam as marcas nas pistas dos aeroportos? Às vezes, esses sinais até passam despercebidos, mas, assim como no trânsito comum, todas as faixas e números têm finalidades exclusivas e são primordiais para a organização e a localização das aeronaves.

Sem essa sinalização, o cotidiano dos aeroportos seria bastante bagunçado. Mesmo que todas as informações e orientações estejam contidas nas cartas de voo, essa sinalização é mais uma forma de nortear a equipe de pilotagem. Por isso, vamos explicar o que cada sinal significa e qual importância tem para as decolagens e os pousos dos aviões.

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FAIXAS, LISTRAS E NÚMEROS NAS PISTAS DOS AEROPORTOS E SUAS FUNÇÕES ESPECÍFICAS

Os números pintados nas cabeceiras das pistas servem como bússola para pilotos e copilotos. Essa sinalização tem uma lógica simples: assim como os quatro pontos cardeais da bússola magnética, os números determinam para qual extremidade a cabeceira está direcionada.

De uma forma mais didática, é preciso explicar esses números, ou seja, os graus de orientação desses quatro pontos. Norte, o ponto zero, equivale a 360°; o sul, 180°; o leste, 90°; e o oeste 270°.

Entretanto, o grau de orientação também pode estar direcionado entre estas quatro extremidades; no total são 36 angulações possíveis.

Tendo isso em mente, fica mais fácil compreender os números das cabeceiras das pistas. Suponhamos uma pista direcionada ao sul. Nesse caso, para orientar o piloto, o número sinalizado na cabeceira será 18.

O último (terceiro) dígito sempre será descartado, da seguinte forma:  em pistas onde o terceiro dígito é 0, ele é simplesmente descartado; quando ele for maior ou igual a 5, o soma-se 1 ao segundo dígito; quando ele for menor que 5, mantém-se o segundo dígito inalterado. Por exemplo: uma pista no grau 154 será definida como 15. Já uma no grau 158 será definida como 16.

Outra situação que pode ocorrer é quando um aeroporto possui duas pistas paralelas. Nesse caso, elas contam também com as iniciais R e L, que significam Left (Esquerda) e Right (Direita). Se existir uma terceira pista, a do meio será C, de Center (Centro).

Agora, as “faixas de pedestre”. Que na realidade não são, em hipótese alguma, para pedestres. Essa é a cabeceira, propriamente dita. Essas faixas, de aproximadamente quatro metros cada, são utilizadas para demarcar a cabeceira e para orientar os pilotos sobre a largura da pista, seguindo a regra:

4 listras = 18 metros

6 listras = 23 metros

8 listras = 30 metros

12 listras = 45 metros

16 listras = 60 metros

Alguns aeroportos apresentam seis faixas paralelas na pista, podendo ser três de cada lado da linha tracejada. Essas faixas, que ficam sempre a 150 metros da cabeceira, indicam o início da zona de toque.

É importante ainda ressaltar a existência da chamada cabeceira deslocada, geralmente indicada por setas na pista. Nesse caso, o ponto de pouso não está no início da pista, mas após as setas. A cabeceira deslocada é determinada quando há construções ou obstáculos na área onde a cabeceira deveria estar localizada.

Pouco mais adiante, a 1.000 pés (aproximadamente 300 metros) do início da cabeceira, está a Marca de 1.000 (Touchdown Zone Aiming Point), que determina o local exato para a aeronave tocar o solo ao pousar na pista.

Já as linhas laterais, obviamente, indicam os limites laterais das pistas. A linha do meio, tracejada, é o ponto de eixo, indicando como o avião deve ser centralizado, seja no pouso ou na decolagem.

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