caixa-preta-aviao

Por que a caixa-preta dos aviões é laranja?

Tempo de leitura 3 min

Apesar de muita gente não saber disso, a caixa-preta dos aviões é laranja, o que acaba com a fantasia de muita gente. O equipamento, extremamente importante no mundo da aviação, conta com uma cor bem chamativa, mas isso acontece por um bom motivo.

A cor, apesar de incomum para aparelhos do tipo, não surpreende quem conhece os motivos por trás de sua escolha. E se você quer descobrir por que as caixas pretas são laranjas, não deixe de conferir o artigo que produzimos a seguir!

Por que a caixa é laranja?

Os motivos pelo qual a caixa preta é laranja não são muitos, porém são fáceis de serem entendidos. Em um primeiro momento, é necessário se pensar que o dispositivo foi feito para resistir a acidentes aéreos, para que seja possível conferir gravações.

Porém, encontrar o equipamento, em muitas situações, pode ser extremamente complicado em meios aos destroços. Agora, imagine fazer a busca de um material preto, em um cenário em que boa parte dos equipamentos estão queimados, e em tom parecido.

Por representar uma maior dificuldade, a caixa preta acabou se tornando laranja, para facilitar que seja encontrada. Algo dessa cor, como podemos imaginar, acaba se destacando mesmo em cenários onde a destruição tomou conta.

Além disso, caso o avião caia no fundo do mar, é muito mais fácil enxergar algo laranja do que em tons escuros. A sua identificação, inclusive, é mais facilitada ainda graças às tiras fosforescentes que refletem outras luzes, o que ajuda a encontrar o aparelho.

Apesar disso, o nome “caixa preta” foi adotado há muito tempo e continua em uso até hoje. Segundo o que se acredita atualmente, o equipamento foi batizado dessa forma pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial, pela Royal Air Force.

A força aérea britânica utilizava uma série de equipamentos nos combates, e, entre eles, um radar, que ajudava pilotos mesmo no escuro, se destacava. A grande questão aqui é que esse radar era preto, assim como vários outros aparelhos da época.

Todos eles eram armazenados em caixas pretas, e daí surgiu a expressão que é utilizada até hoje no meio da aviação. Mesmo que ela seja laranja, e que alguns profissionais da área saibam disso, eles continuam usando o termo pelo qual o aparelho ficou famoso.

Em todo caso, a caixa preta é um aparelho extremamente valioso no meio da aviação, principalmente para identificar falhas em acidentes. O aparelho serve para gravar dados do voo, como conversas, além de outras informações valiosas.

Isso ajuda os estudiosos a entenderem o porquê do avião ter caído, por exemplo, para evitar que isso volte a se repetir. O equipamento é feito para resistir à quedas, e por isso, é feito de materiais extremamente resistentes, como aço inoxidável e titânio.

Apesar de serem pequenas, podem resistir a até 1.100° C, além de serem capazes de flutuar em águas que tenham profundidade de até 6.000 metros, sobrevivendo bem a esse tipo de situação, por mais extrema que seja.


Gostou deste post sobre o a caixa-preta ? Visite nosso site agora mesmo!

Não deixe de conferir os materiais para entusiastas da aviação que temos em nosso site. Os melhores preços em produtos fabricados por nós mesmos você só encontra ao acessar o nosso portal. Confira!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.