Saiba mais sobre Segurança de Voo

Tempo de leitura 2 min

Viagens áreas já se tornaram um evento comum no cotidiano de toda a sociedade. Seja a trabalho, lazer ou por qualquer outro motivo, milhares de pessoas se deslocam diariamente entre cidades, estados, países e continentes. O setor aéreo facilita a vida das pessoas, movimenta a economia do país e está relacionado a diversos outros setores e na geração de muitos empregos.

No entanto, por trás de toda a praticidade, vantagens e benefícios que um voo carrega, há inúmeros fatores envolvidos, principalmente com as questões de segurança de voo. Além de ser o responsável pela operação do voo como um todo, o comandante também está incumbido da preservação das diversas vidas as quais conduz. Por esta razão, este profissional precisa ter o domínio de todos os complexos sistemas e características da aeronave.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Quando se fala em segurança de seguro, é preciso muita atenção em cada detalhe, tais como as condições psicológicas de toda a tripulação, a documentação correta e manutenção em dia da aeronave, habilitação válida do piloto e o cumprimento das verificações de acordo com o manual específico do avião, bem como a observação de modo constante da altitude mínima e dos radares de vigilância – que possibilitam evitar zonas de turbulência – e a efetivação das regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Fatores externos também estão fortemente envolvidos na segurança de uma viagem. Isso quer dizer que os ventos, as tempestades, as neblinas e a possibilidade de formação de gelo, por exemplo, são avaliadas minuciosamente, tanto no trajeto, como antes da partida.

Sendo assim, acompanhar a previsão do tempo no local do destino de decolagem e pouso tem que ser uma prática bastante comum, assim como o estabelecimento de rotas alternativas e possíveis cancelamentos e atrasos de voos, devido às variações das condições meteorológicas.

equenta black friday

Papel do passageiro na segurança do voo

A questão de segurança vai além das condições da aeronave e da capacidade dos profissionais envolvidos. A conduta dos passageiros também é igualmente importante para que a viagem aconteça de modo tranquilo e sem riscos.

Fumar durante o voo, seja em qualquer local no interior do avião, ou a tentativa de interferir no funcionamento dos detectores, é tão prejudicial que consta como crime no Código Penal. Além de colocar o voo em perigo, também prejudica a saúde de todos os passageiros e da tripulação.

Outra questão bastante polêmica é o uso de equipamentos eletrônicos na aeronave, cuja autorização varia conforme a companhia aérea, mas que deve seguir à risca as determinações da ANAC, seja quanto a autorização, o momento permitido da utilização e, principalmente, o tipo de aparelho. Na decolagem e no pouso, por exemplo, aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas não são permitidos.

Gostou destes posts? Aproveite e visite nosso site!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.