maior-pista-de-pouso-e-decolagem

Qual a maior pista de pouso e decolagem do Brasil?

Tempo de leitura 2 min

O Brasil possui 2.463 aeroportos e aeródromos, dos quais 1.806 são privados e 657 são públicos. Entre estes milhares de aeroportos e aeródromos, um se destaca de maneira bem particular por possuir a maior pista de pouso do Brasil.

Você sabe de qual deles estamos falando?

Se pensou no gigante Aeroporto Internacional de Guarulhos, com seus 192 mil metros quadrados e capacidade para receber cerca de 12 milhões de passageiros por ano, saiba que se enganou.

Aliás, a maior pista de pouso do Brasil sequer está em um aeroporto comercial e sim, no Aeródromo de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Ela possui 4.967 metros de comprimento e é a 5ª maior pista de pouso do mundo.

No entanto, esta pista é utilizada apenas para a realização de testes das aeronaves fabricadas pela Embraer, por isso, normalmente não entra do ranking das maiores do país.

Dessa forma, oficialmente, a maior pista do Brasil é a 10-28, localizada no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, mais conhecido como Aeroporto do Galeão.

Além de possuir a maior pista de pouso do Brasil, o Galeão ainda é o segundo maior aeroporto internacional do país.

maior-pista-de-pouso
maior-pista-de-pouso

Uma gigante de 4 mil metros

A pista 10-28 do Aeroporto do Galeão possui 4 mil metros de comprimento e 45 metros de largura e é totalmente pavimentada de concreto. Além disso, assim como todas as pistas do Galeão, ela é equipada com modernos instrumentos de auxílio ao pouso.

Estes números já proporcionaram grandes conquistas ao Aeroporto Tom Jobim, como o pouso do avião Supersônico Concorde, com 61,66 metros de comprimento, no ano de 1971 e do Airbus A380, com 73 metros de comprimento – o que faz dele o maior avião comercial do mundo – que visitou o Galeão duas vezes: uma em 2012 e outra em 2016.

A segunda maior pista do Brasil está no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Ela é chamada de 09L-27R e possui 3.700 metros de comprimento.

Em terceiro lugar temos a pista 16/34, do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte. Ela foi ampliada em 2021 para 3.600 metros, o que a fez sair da 10ª posição.

Pista de pouso ou Autódromo?

Em meados de dezembro de 2021 foi anunciada uma notícia bastante inusitada: a pista 10-28 seria utilizada para a realização da terceira etapa do campeonato brasileiro de Stock Car Pro Series de 2022.

O evento foi realizado no dia 10 de abril de 2022 e com ele foi possível ter uma noção muito maior do tamanho da pista 10-28, já que apenas partes dela foram utilizadas e os voos e decolagens não foram afetados.

Com isso, a pista 10-28 intermediou outra grande conquista, não apenas para o Aeroporto Tom Jobim, mas para o Brasil: esta corrida foi a primeira do país a ser realizada em um circuito adaptado dentro de um aeroporto.


Gostou deste post sobre a maior pista de pousos e decolagens do Brasil? Visite nosso site agora mesmo!

Aproveite e nos siga nas redes sociais no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram.

E conheça a eBianch, somos a maior plataforma EAD para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.