Review X-Plane 11

Lançado a algum tempo, o X-Plane 11 continua sendo uma das melhores alternativas para os fãs de simuladores de voo, pilotos em treinamento, futuros pilotos ou apenas apaixonados por aviação neste simulador um realismo tão grande que pode pegar os inexperientes de surpresa.

Após muitos anos de domínio do saudoso Flight Simulator, o mercado de simuladores de voo sentiu por muito tempo a falta de um sucessor a altura, a série da Microsoft chegou lançar o Flight em 2012 mas ele ficou apenas 6 meses no mercado pois era muito mais um “joguinho” do que um simulador de voo. O X-Plane veio justamente para suprir essa lacuna no mercado e trouxe um simulador espetacularmente real e preciso, e por isso muitos ainda sentem uma grande dificuldade em utiliza-lo. Esqueça algumas manobras impossíveis e uma “forcinha” que o Flight Simulator dava para você, a versão comercial do X-Plane vem de um software feito para treinamentos reais e não perdoa o menor erro, ao contrário do seu antecessor que foi feito para ser comercial e agradar ao público.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Sobre o X-Plane 11

A versão 11 já é bem mais amigável do que a 10, os menus, suas configurações e sua usabilidade podem ser facilmente aprendidas e sua cara já é de um simulador comercial e não profissional, mas quando você começar a simular vai logo perceber que não é um joguinho. A começar pela configuração do computador que você vai precisar, recomendamos pelo menos um Core i5 com dois núcleos (ou um equivalente da AMD), com 8gb de RAM e uma Placa de Vídeo com pelo menos 1GB e compatível com DirectX da Nvidia, no entanto, mesmo com essa configuração você pode ter dificuldades de roda-lo com mais detalhes e uma resolução boa. Além disso se você instalar a versão completa, vai precisa de muito espaço em disco, são 8 DVD´s e algumas horas para a sua instalação (dependendo do computador), mas após este tempo, sua alegria está garantida.

Menu X-Plane
Menu X-Plane

No X-Plane 11 você vai ter um grande simulador em mãos e pode passar horas e dias nele, você vai precisar acertar pequenos detalhes em seu voo, manter a potencia na mão e asas niveladas se quiser pilotar um monomotor e se partir para um Boeing, é bom aprender o usar o FMC ou você vai ter bastante trabalho. Nada de impossível ou anormal, mas o simulador demanda uma certa prática e dedicação, mas também vai trazer muita experiência se você deseja pilotar um avião de verdade depois. Sempre damos a dica do livro Aprendendo a voar em Simuladores de Voo do Cmte Denis Bianchini e do piloto Alexandre Sales, neles você vai encontrar muitas dicas e explicações que vão ajudar demais em seus voo.

 

Configuração de Joysticks

Um fator muito importante do X-Plane 11 diz respeito a configuração de joysticks, isso era um motivo de reclamação nas versões anteriores e o fabricante parece ter escutado e fez um página bem simples e interativa.

Nela você pode atribuir as funções e recursos do joystick que utiliza, mas o mais interessante é que o simulador tem uma biblioteca com os principais modelos de joysticks do mercado, com imagens reais e que ajuda MUITO na hora de configura-los.

Esqueça as horas que levava na versão 10 para conseguir entender como calibrar e ajustar os controladores de voo, como você pode ver no menu abaixo, agora está muito mais simples!

Hotas Thrustmaster

Flight School

Outra dica é que o X-Plane 11 tem o modo Flight School, que vai ajudar muito os iniciantes a aprenderem o básico antes de voarem, um dos tutoriais mais fundamentais que você vai encontrar. Ele é focado no básico do voo e inicia seu treinamento de forma clara, ensinando como entender o cockpit, os comando, mudar as visões, etc.

Haverá também aulas básicas de tráfego aéreo, navegação VOR, aproximação ILS, pouso e muitas outras que com certeza vão te ajudar muito. A última parte é focada em helicópteros, caso este seja o seu interesse, sugerimos muito que as faça.

De modo geral a Fligh School é uma experiencia bem realística de como seria de fato um treinamento de um piloto em uma escola.

Aeronaves do X-Plane 11

Em seu hangar virtual, você encontra uma nova página com uma interface muito interessante para você escolher e customizar as aeronaves. Embora no Flight Simulator isso seja algo simples, no X-Plane a interface e os menus nunca foram muito bem trabalhados, até a versão 11.

Aqui você vai encontrar filtros de classe (helicoptero, monomotor, etc), tipo de motor, fabricante, e muitas outras opções e, ao clicar na aeronave você vai ver os seus detalhes técnicos.

Quais aviões estão inclusos?

Embora existam milhares de desenvolvedores de aeronaves, e uma combinação incotável de aviões que você pode acrescentar ao X-Plane, a versão de fábrica possui as seguintes aeronaves.

Conclusão

A nossa experiência no X-Plane 11 nos deu a certeza de estramos vivendo uma verdadeira simulação de voo, esqueça os joguinho que está acostumado, aqui a coisa fica séria e você poderá de fato treinar em um simulador. O nível de realismo é muito maior do que estávamos acostumados no Flight Simulator da Microsoft e o fabricante vem frequentemente lançando novos updates e melhorias ao software.

O design, a interface, as aeronaves, os cenários, as texturas, o realismo, a aerodinâmica do voo e todos os outros detalhes são muito acima do que estamos acostumados.

Com certeza recomendamos muito o X-Plane 11 para quem quer de fato ter uma simulação realística e que pode agregar muito ao seu treinamento de voo.

Se quiser ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, é só seguir a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e LinkedIn.

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

6 Comentários

  1. Sou cliente da bianch há anos!! Desde a primeira compra até as últimas,desde a menor mercadoria até a maior, pelos anos que passaram sempre notei um crescente denodo, uma acuidade singular, sem distinção da importância comercializada, primor ainda que por inúmeras vezes contei com a colaboração de informação da equipe com sugestões preciosas e sempre fiz a aquisição correta no âmbito das minhas necessidades!
    Nota 10 sempre!

    1. Olá muito obrigado pelo depoimento, isso faz o nosso dia na empresa e nos motiva a trabalhar cada dia mais.

      Um abraço de toda a equipe Bianch

  2. bom dia Gustavo… sobre o X Plane 11 poderia informar onde compro?? e também o joystick poderia indicar um bom pra usar ??? preciso treinar meu IFR e no teclado do computador não tá fácil … obrigado

    1. Olá tudo bem Oscar? Você encontra aqui o link:
      X- Plane – https://www.bianch.com.br/simulador-de-voo/x-plane/x-plane.html
      Joysticks – https://www.bianch.com.br/simulador-de-voo/joystick.html

      Abraços!

  3. Quando vão lançar um livro como o “Aprendendo a voar no Flght Simulator”, somente para o XPlane… estamos aguardando. Gratos

    1. Olá Luiz tudo bem? Estamos ainda sem previsão, o livro hoje é o Aprendendo a Voar em Simuladores de Voo pois engloba XPlane e FS, em breve teremos uma nova versão também com PREP3D.

      Segue o link: https://www.bianch.com.br/aprendendo-a-voar-em-simuladores-de-voo.html

      Abraços!

Os comentários estão fechados.