aviacao-sustentavel

Aviação sustentável: saiba tudo sobre o assunto

Tempo de leitura 3 min

A aviação sustentável se tornou algo fundamental na rotina das empresas áreas que almejam demonstrar uma postura ambientalmente correta. Afinal, a sustentabilidade é considerada um fator essencial em meio ao governo ao e as organizações que movem esforços para mudar o futuro do planeta.

Neste contexto, não é novidade que os recursos naturais estão acabando e por isso as medidas de preservação à natureza devem ser praticadas por todos os membros da sociedade.

Dessa forma, pode-se dizer que as ideias e as atitudes sustentáveis são imprescindíveis para garantir a coexistência da natureza com a humanidade em um mesmo espaço e tempo. Por isso, o setor de aviação vem trabalhando com base em uma grande consciência sustentável, proporcionando inovações por meio de suas tecnologias e práticas. Quer saber como? Então acompanhe a leitura desse artigo.

Aviação sustentável: por que é importante?

Na verdade, a aviação sustentável é uma atividade que vem sendo trabalhada por diversas empresas há alguns anos. No setor das companhias aéreas a mentalidade não é diferente. Afinal, as atitudes de preservação ambiental vêm se tornando uma forte tendência global. Uma grande vantagem consiste no estimulo a utilização das energias renováveis.

É preciso levar em consideração que, de acordo com a entidade World Wildlife Fund (WWF), o setor da aviação é um dos maiores responsáveis pela produção dos gases de efeito estufa no planeta.

Junto a isso, a Agência Internacional de Energia (IEA) alega que as emissões dos gases de dióxido de carbono por parte dos transportes considerados aéreos elevaram consideravelmente nas ultimas décadas. Sendo assim, o setor foi responsável por aproximadamente 2,8% da produção mundial de CO2.

Nesse sentido, além do conceito de preservação ambiental, um grande benefício se encontra na possibilidade de capturar os clientes com base em preços mais atraentes. Dessa forma, os valores tendem a elevar na medida em que os componentes do petróleo apresentam escassez.

Por isso, trabalhar com base em um processo de aviação sustentável é vantajoso em diversos aspectos. Entre eles estão:

    • As aviações aéreas aumentam a lucratividade de modo a diminuírem os custos;
    • É possível reduzir os impactos ambientais diminuindo a exploração dos recursos naturais e a emissão de dos gases poluentes;
    • Os clientes podem viajar em aeronaves mais econômicas e eficientes.

Como as empresas aeras praticam ações sustentáveis?

A seguir, veja alguns exemplos de ações sustentáveis que vêm sendo praticadas por pelas companhias áreas.

    • Utilização do biocombustível: esse combustível é 80% menos poluente quando comparado ao querosene. Isso ocorre porque ele é derivado da matéria orgânica.
    • Melhor logística de voo: é possível melhorar a logística entre todas as rotas de voo, evitando o constante reabastecimento dos transportes aéreos. Esse procedimento aumenta o lucro das empresas.
    • Melhoria no processo de comunicação: é possível promover uma melhoria no processo de comunicação entre os pilotos e a base de controle.
    • Reciclagem dos lixos durante o voo: as tecnologias atuais permitem reutilizar os resíduos recicláveis, proporcionando, assim, um melhor atendimento aos passageiros.
    • Apoio a ações ambientais: muitas companhias áreas apoiam e patrocinam o trabalho de instituições que realizam ações ambientais.
    • Tecnologias eficientes: as tecnologias utilizadas também ajudam a preservar o meio ambiente. Afinal, as aeronaves mais leves apresentam um desempenho mais elevado. Além disso, elas permitem reduzir a quantidade necessária de combustível para a realização de um voo seguro.

Gostou deste post sobre aviação sustentável? Visite nosso site agora mesmo!

Aproveite e nos siga nas redes sociais no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram.

E conheça a eBianch, somos a maior plataforma EAD para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.