siglas-dos-aeroportos

Como Funcionam as Siglas dos Aeroportos

Possivelmente você já viajou de avião ou então entrou em algum aeroporto, certo? Então talvez tenha reparado nas três letrinhas de identificação que cada um possui.

Diante de destinos nacionais e internacionais, entrar no voo errado seria um grande problema, principalmente se o aeroporto também estivesse errado. Por isso que as siglas dos aeroportos foram criadas, para facilitar tanto a vida dos passageiros, como também a dos pilotos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Funcionamento das siglas

Após a Segunda Guerra Mundial, a indústria da aviação comercial disparou e com isso, os governos entenderam sua importância, em âmbitos nacionais e internacionais. Dada tal necessidade, decidiu-se criar uma padronização, a fim de facilitar a compatibilidade destas operações, eis onde surgiu a sigla dos aeroportos.

Duas grandes organizações foram criadas no Canadá para dar conta desta demanda operacional. A primeira é a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) e a segunda é a Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO).

Cada uma destas companhias cria a sua própria sigla obrigatória na aviação civil. O que as difere é que a Icao é regida pelas Nações Unidas e a Iata abrange somente os interesses comerciais da aviação civil.

Por isso, toda vez que um aeroporto é inaugurado, não interessa de qual parte do mundo ele seja, majoritariamente ele deve passar por estas companhias para que sua sigla seja identificada e o aeroporto validado mundialmente.

Se você reparar bem, existem duas siglas de identificação dos aeroportos, uma composta por três letras e a outra por quatro. Nem sempre elas possuem as mesmas letras e é isso o que causa confusão.

IATA

No caso dos códigos Iata que possuem três letras, é comum sentirmos uma sensação de familiaridade e descomplicação. Isso ocorre justamente porque estas siglas são voltadas para os passageiros.

As siglas Iata são direcionadas apenas para finalidades comerciais, pelo fato de serem mais curtas e já associarmos elas diretamente aos nomes dos aeroportos. Há certa facilidade em decorar uma passagem, por exemplo.

Sabe quando abreviamos uma palavra para comprimi-la? A lógica da Iata segue a mesma linha de raciocínio, porém com as primeiras letras. Ela se baseia na utilização das três primeiras letras da cidade de localização ou das iniciais do aeroporto.

Claro que, como envolve todos os aeroportos do mundo, nem sempre é possível fazer esta combinação das iniciais, aí vem a abreviação da palavra por inteira. Isso explica as siglas de alguns aeroportos que não fazem muito sentido.

ICAO

Já no caso das siglas Icao, que possuem quatro letras, é um pouquinho mais complicado. Estas siglas são mais técnicas porque são voltadas para documentos de planos de voo, ou seja, para os pilotos e técnicos. Exatamente por isso não temos a mesma familiaridade do que em relação a Iata.

O sistema Icao define as letras destes códigos com base na localização geográfica dos aeroportos, o que é bem mais elaborado. A primeira letra representa o continente em que está o aeroporto, a segunda designa o país e as duas últimas representam o nome do aeroporto.

Justamente por se tratar de uma linguagem técnica, a sigla Icao é utilizada em documentos de voo para explicitar a região geográfica. Novamente devido aos grandes números de aeroportos, essas variações nem sempre são padronizadas e sofrem mutações.

Acesse nosso site para conferir nossos produtos ou navegue por nosso blog para mais conteúdo.

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.