Conheça a Aeronave Brasileira ATL-100

Tempo de leitura 2 min

Os fabricantes de aeronaves estão sempre em busca de novas tecnologias, melhor desempenho e com atuação principalmente em novos modelos mais econômicos. E o Brasil está com um modelo pioneiro que promete muito sucesso nos próximos anos! Saiba nesse post qual é a nova aeronave brasileira que deve ser lançada em 2023.

Veja, neste artigo, qual será o novo lançamento de 2023 e conheça as principais características da aeronave para estar bem-informado sobre as novidades dos próximos anos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Conheça o turboélice ATL-100

A empresa Desaer está preparando o lançamento do modelo de aeronave brasileira turboélice ATL-100, com previsão para até meados de 2023. A empresa brasileira é formada por profissionais que são ex-funcionários da Embraer.

Porém, o desenvolvimento não é exclusivo da Desaer,  o projeto é feito em conjunto com a empresa portugues CeiiA, Centro de Engenharia e Desenvolvimento.

O foco desse novo projeto é que a aeronave tenha custo reduzido de desenvolvimento, porém pode ser comparado, em termos de eficiência, com modelos concorrentes como o Dornier 228 e o Viking Air DHC-6 Twin Otter. Sendo assim, é uma boa novidade para o setor.

Em termos de características, a aeronave irá oferecer autonomia de 1.600 km, bem como atuará em velocidade de 430 km/h. Para decolagem, o modelo terá peso máximo de 8.600 kg, bem como contará com capacidade de operação até mesmo em pistas que não possuam adequada pavimentação, um diferencial importante para tornar o modelo ainda mais versátil.

A ocupação será para 19 pessoas, e na modalidade de carga, conta com a possibilidade de levar até três contêineres de 159ft³, considerada como uma boa capacidade. Porém, não para por aí, pois a aeronave, em termos de configuração militar, terá preparação para paraquedismo e demais itens que podem ser utilizados em incursões militares.

A aposta das empresas fabricantes é positiva, sendo que as primeiras entregas de encomendas feitas já estão previstas para que aconteçam a partir do ano de 2026. Inclusive, há intenção de compra de empresas tanto do Brasil quanto do país vizinho, o Uruguai.

Como pode ser visto acima, um dos principais focos de produção é justamente a questão da economia, com custos baixos de produção. Isso, juntamente com o fato de possuir um bom desempenho, se torna um grande aliado para que a aeronave brasileira tenha boa repercussão e para que as encomendas sejam cada vez maiores.

A tendência é cada vez mais reduzir os custos de desenvolvimento e fabricação e manter ou aumentar o desempenho das aeronaves, com aprimoramentos em termos de tecnologia e custos.

O turboélice ATL-100 é um dos grandes projetos esperados como lançamento de aeronave brasileira para 2023 e deve superar as expectativas e ter boa aceitação no mercado.

aeronave-brasileira-atl100
aeronave-brasileira-atl100

Gostou destas dicas? Aproveite e visite nosso site!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.