Conheça o carro elétrico voador da Gol

Tempo de leitura 3 min

Entre as inovações da indústria aérea, uma das que tem atraído mais atenção ultimamente diz respeito à corrida pelo “carro voador”.

Tratam-se de veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOLs), uma espécie de helicóptero com mais conforto, que promete otimizar a experiência de táxi aéreo, proporcionando maior praticidade em trajetos curtos.

A ideia tem ganhado a adesão de diversas empresas pelo mundo. No Brasil, a companhia Gol Linhas Aéreas Inteligentes anunciou, recentemente, acordo que prevê a compra de 250 carros voadores elétricos para começarem a operar em meados de 2025.

Mas como funcionam esses carros elétricos voadores e qual o diferencial que eles apresentam?

Entenda mais a seguir.

 

Autonomia de operação e transformação do modo de viajar com o carro elétrico voador

Denominado de VA-X4, o modelo comprado pela Gol foi projetado pela empresa britânica Vertical Aerospace.

O design da aeronave conta com linhas aerodinâmicas e uma asa fixa, além de um trem de pouso retrátil e uma cauda com dois lemes em formato de V. O modelo mede 13 metros de comprimento, com uma envergadura de 15 metros.

A capacidade útil do equipamento é de 450 kg, podendo transportar quatro passageiros e um piloto.

Graças ao powertrain, desenvolvido pela Rolls-Royce, o veículo é capaz de voar por distâncias de até 160 km a uma velocidade média de 320 km/h.

Por conta dessa autonomia de viagem, ele tem a capacidade de operar até em voos regionais, principalmente nos centros urbanos de maior população, como a Grande São Paulo, por exemplo.

Outra característica do modelo é o silêncio proporcionado por ele a bordo, já que o VA-X4 foi projetado para ser cem vezes mais silencioso do que um helicóptero durante o voo de cruzeiro e 30 vezes mais silencioso durante os pousos e decolagens.

Piloto Privado ead

Por ser totalmente elétrica, a aeronave não lança gases do efeito estufa, levando aos céus veículos livres de emissão poluente.

 

O sistema de bateria próprio do modelo utiliza células de última geração, entregando 220 Wh/kg.

Os veículos também prometem contar com controles de voo de última geração, reduzindo sensivelmente a carga de trabalho do piloto e, consequentemente, a necessidade de treinamentos e custos operacionais.

De acordo com a Vertical, o trem de força VA-X4 foi desenvolvido em conjunto com a Rolls-Royce, transformando o modelo em um dos veículos elétricos mais leves e seguros do mundo.

A empresa enfatiza ainda que o custo de operação do veículo é de apenas um dólar por pessoa para uma viagem de aproximadamente 40 km.

Nesse sentido, a Gol reforça que o objetivo com o novo “carro voador” é reduzir os custos atuais em trajetos de curta distância. A partir de estudos divulgados pela companhia, a estimativa é que uma viagem do VA-X4 custe 1/5 do valor cobrado pelo mesmo trajeto de um helicóptero.

A expectativa é que veículos elétricos como o VA-X4 transformem a maneira como se viaja em cidades de alta densidade populacional, afetadas pelo intenso tráfego e pelas altas emissões de gases poluentes.

A viabilidade do serviço do carro voador elétrico, porém, ainda passa pela aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que precisa certificar a aeronave e proceder com um estudo de infraestrutura necessária à operação.

 

Gostou destes posts? Aproveite e visite nosso site!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.