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Saiba tudo sobre a Itapemirim, nova cia aérea do Brasil

Tempo de leitura 5 min

O setor de aviação civil brasileiro, que foi bastante impactado com os efeitos da pandemia, está ganhando mais uma empresa no mercado. A Itapemirim ITA Transportes Aéreos, que pertence ao Grupo Itapemirim, chega com a proposta ousada de se tornar uma das quatro maiores companhias do segmento no Brasil.

Embora ainda não tenha uma data oficial para entrar em operação, já que a viabilização depende de passar ainda pelo processo de certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a expectativa é de isso ocorra ainda no primeiro semestre desse ano.

As projeções da empresa apontam que, ainda em 2021, ela possa operar com uma média mensal de 3 mil voos, atendendo, pelo menos, 17 destinos, entre eles, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro.

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Aeronaves com duas classes: Comfort e Pitch

Não há nada pior do que viajar em um espaço apertado, não é verdade? No entanto, sabemos que as companhias aéreas têm o costume de utilizar aeronaves menores em voos comerciais, principalmente os que operam em trechos curtos (ex.: Rio-São Paulo).

Por menor que seja o tempo de viagem, elas podem ser bastante desconfortáveis para algumas pessoas, principalmente aquelas que são altas e têm pernas compridas ou que tenham uma estatura mais larga.

Entre os diferenciais que a Itapemirim ITA busca é o conforto e a satisfação de seus clientes. A sua frota de aeronaves contará com dois tipos de classes: a Comfort e a Pitch. A primeira é destinada justamente ao público que deseja ter opções de poltronas com maior espaço e conforto. As nove primeiras fileiras serão destinadas a esse padrão.

Ao contrário do que chegou a ser cogitado, a Itapemirim ITA já deixou claro que não irá atuar apenas no mercado de alto padrão. A empresa garantiu que não terá classe executiva nos voos domésticos, até porque não faz parte do perfil do brasileiro pagar mais caro por trechos curtos.

Além da Comfort, ela terá a classe Pitch (econômica), com os assentos convencionais e a distância frontal de 31”. Os aviões contarão, ao todo, com 168 lugares.

A única diferença entre ambas, além do preço (que não deverá ser muito acima do cobrado pela econômica), será o conforto. Quanto ao serviço prestado, a Itapemirim tem a proposta de que seja o mesmo para todos os passageiros. Contudo, ela analisa a viabilidade de oferecer algumas vantagens, como atendimento diferencial nos aeroportos e embarques (prioritário).

 

Entretenimento com vídeos e músicas

Quando estamos dentro do avião, mesmo que seja por alguns minutos ou longas horas, o entretenimento acaba sendo um diferencial. E sabemos que são poucas as aeronaves que contam com esse tipo de serviço nos voos domésticos.

A ITA, no primeiro momento, deverá vir apenas com um sistema stand alone, uma plataforma de streaming com vídeos e músicas que poderão ser acessados pelos passageiros através de seus próprios tablets, smartphones ou computadores portáteis. Uma das propostas que vêm sendo estudadas pela companhia é de, futuramente, disponibilizar também o serviço de internet (Wi-Fi).

 

Serviço à bordo

Se por um lado a ITA ainda não terá tantas opções de entretenimento, por outro, o serviço de bordo promete ser um dos seus diferenciais. Contudo, em razão da pandemia, isso poderá ficar apenas nos planos futuros. Tudo isso dependerá do aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que vem adotando medidas mais restritivas a fim de conter o avanço da COVID-19.

Assim que tiver a autorização, a Itapemirim espera colocar em prática o serviço de bordo pleno. Nele serão oferecidas comidas, que vão além dos simples snacks (biscoitos, amendoim, barra de cereal, entre outros) na qual já estamos habituados a ver no mercado. A ideia é disponibilizar um menu com opções mais interessantes e até mesmo saudáveis (para atender ao maior número de perfis).

Outra ideia é oferecer bebidas alcoólicas gratuitas (respeitando as restrições de quantidade por pessoa). A empresa espera promover um “happy hour” no final do dia, de modo que o voo se torne algo mais relaxante e menos estressante.

 

Destinos

A empresa ainda não deu muitos detalhes sobre quais destinos pretende operar dentro do território nacional, porém já dá algumas pistas de algumas cidades que pretende atender. Entre eles, estão os aeroportos de Guarulhos (SP), Confins (MG) e Brasília (DF), que funcionarão como os seus Centros de Distribuição de Voos). A Itapemirim ITA também irá funcionar no Aeroporto do Galeão (RJ).

Existe um interesse de atender, a médio prazo, os dois aeroportos mais importantes do país, que são Congonhas, na capital paulista, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Contudo, isso vai depender das futuras aquisições de sua frota, uma vez que os modelos que a empresa contará, no primeiro momento, são os Airbus A320, que não possuem capacidade para pousar e decolar nos dois aeroportos.

A previsão é de que o voo inaugural seja entre Vitória, no Espírito Santo, para Guarulhos. A escolha da capital capixaba se deu justamente pelo fato de ser o local onde fica a sede do Grupo Itapemirim.

 

Integração com a malha rodoviária

Antes de investir no setor aéreo, a Itapemirim já era uma referência no transporte terrestre de passageiros. Uma das ideias é integrar uma malha de ônibus entre os aeroportos e municípios da região.

Os testes devem começar em Belo Horizonte, onde existe um planejamento de, a princípio, contar com nove rotas interligando o Aeroporto de Confins a 40 municípios do Estado de Minas Gerais. Na primeira fase, a companhia pretende atender as cidades de Araxá, Barbacena, Capitólio, Diamantina, Governador Valadares, São João Del Rei, Montes Claros, Varginha e Ubá. Depois disso, na segunda etapa, ela pretende incluir também Brumadinho, Divinópolis e Barreiro (em BH).

 

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