Curiosidades

Os Primeiros Pilotos de Aeronaves do Mundo!

25/11/2019
primeiros-pilotos-de-aviao

Atualmente é possível comprar uma passagem de avião rapidamente, no conforto do nosso lar, com apenas alguns cliques nos sites das companhias aéreas. Olhando através da lente da facilidade desse ato, que já faz parte da rotina de tantos brasileiros e estrangeiros, é até difícil pensar que isso já foi diferente. Mas foi.

O avião evoluiu muito ao ponto de atualmente ser considerado um dos meios de transporte mais seguros existentes. E claro, não temos como falar na história de sucesso da aviação sem passar pelos primeiros pilotos de avião. Homens e mulheres pioneiros na aviação que, com sua dedicação e habilidade, ajudaram a construir o cenário que admiramos e tiramos proveito nos dias de hoje.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Deixando à parte a discussão sobre quem de fato inventou o avião, vemos em Alberto Santos-Dumont e nos irmãos Orville e Wilbur Wright, grandes modelos de sua época: eles se dedicavam a inventar veículo “mais pesado que o ar”  que pudesse, finalmente, fazer o ser humano ganhar os céus; eram eles geralmente os pilotos das próprias invenções.

dia-do-aviador

Dispostos a tudo para colocar a invenção à prova, eles encaravam altos penhascos, morros e prédios e saltavam sem medo, muitas vezes obtendo como resultado apenas graves ferimentos. Os anos passaram, a tecnologia foi avançando, mas o risco permaneceu, exigindo sempre muita bravura dos pilotos. Por isso, neste post destacamos alguns dos primeiros pilotos de avião do mundo a realizarem feitos incríveis e memoráveis, gravando seus nomes na história da aviação mundial.

1908 –Thereza de Marzo e Anésia Pinheiro Machado, duas importantes figuras da aviação brasileira recebem suas licenças de piloto. Thereza é considerada a primeira mulher a realizar o feito, pois recebeu sua licença antes de Anésia, mas ambas fizeram seu primeiro voo solo no mesmo dia.

Thereza acabou abandonando a função em razão da proibição do marido, mas Anésia continuou sua carreira por mais de três décadas e realizou grandes feitos, entre eles uma viagem de Nova York, nos Estados Unidos, ao Rio de Janeiro, a bordo de um monomotor.

1911 – Neste ano foi registrada a primeira vez que um avião foi utilizado com propósito militar. O fato aconteceu no México, durante a revolução mexicana, no mês de fevereiro, e entre os pilotos estava o francês Roland Garros.

Ainda neste ano, em novembro, foi registrada também a primeira vez que foram lançadas bombas de um avião durante um combate. Neste caso os pilotos foram os italianos Giulo Gavotti e Ricardo Moizo.

1913 – O piloto Roland Garros entra de vez para a história ao realizar também a primeira travessia aérea sem escalas do Mediterrâneo. Seu avião saiu de Fréjus, na França e pousou em Bizerte, na Tunísia. A viagem durou cerca de 7h53m e foi bem sucedida, apesar de problemas técnicos.

1914 – Neste ano foi criado o primeiro serviço de linhas aéreas regulares de passageiros do mundo. A Linha de Aeronaves St. Petersburg-Tampa acabou durando pouco: apenas quatro meses. Apesar de sua existência brave, o empreendimento abriu o caminho para os voos transcontinentais que temos disponíveis nos dias de hoje. O primeiro piloto a fazer a rota foi Tony Jannus, um experiente piloto de testes e barnstormer.

1927 – O ícone da aviação Charles Lindbergh foi o primeiro piloto a atravessar o Oceano Atlântico num voo sem escalas e completamente sozinho, a bordo de um monoplano. O jovem de 25 anos saiu de Nova York, enfrentou mau tempo durante o percurso e 33 horas e meia depois, aterrissou no aeroporto Le Bourget, em Paris. Mais de 150 mil pessoas aguardavam sua chegada e sua história inspirou diversos filmes.

1947 – Voando a cerca de 1.556 km/h, o piloto da Força Aérea dos EUA Chuck Yeager foi o primeiro homem a quebrar a barreira do som. O feito ocorreu na cidade de Victorville, na Califórnia, a bordo do modelo experimental Bell-X1, construído para absorver 18 vezes a força da gravidade.

Estes são apenas alguns exemplos de pessoas extraordinárias que marcaram a história da aviação! E você, tem vontade de fazer parte deste mundo? Então confira nossos materiais de estudo para pilotos e comissários de bordo.

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário