rotina-comissario-de-bordo-pandemia

O que Mudou na Rotina dos Comissários de Bordo com a Pandemia?

Tempo de leitura 3 min

Com a chegada de surpresa da pandemia do novo Coronavírus, o mundo passou por uma transformação muito acelerada. A aviação em especial sentiu de forma massiva os impactos de tais mudanças.

Todos tiveram de se adaptar a um novo jeito de se relacionar, trabalhar e viver. Os comissários de bordo também precisaram se adaptar, afinal o seu trabalho envolve aglomeração de pessoas que transitam em espaços reduzidos por longas jornadas, e com fronteiras fechadas, muitos voos e rotas foram cancelados.

Muita coisa mudou na rotina do comissário de voo durante a pandemia da Covid -19, tanto a serviço, quanto fora dele.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Segurança, higiene e prevenção

No setor aéreo, as mudanças provocadas pela pandemia chegaram rapidamente. Antes mesmo do início documental, as primeiras notícias de infectados em voos internacionais já motivaram os comissários de bordo a reforçarem os cuidados sanitários e a redução do contato com os passageiros.

Agora, com a pandemia estabelecida com dados tristemente alarmantes, muitos voos, que por um período foram interrompidos, começam sua retomada.

Muito mudou na rotina dos comissários de bordo. Em primeiro lugar, a adoção obrigatória de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Máscaras de proteção, escudos faciais e, em alguns casos luvas são utilizadas por estes profissionais.

Como medida de proteção, os serviços de bordo foram reduzidos ou suspensos, o que diminui as chances de contágio ao manusear alimentos e objetos. Geralmente, estão sendo servidos copos de água lacrados e descartáveis.

Também são reforçados os anúncios das medidas sanitárias para evitar disseminação e contaminação pelo vírus, incentivando que os passageiros mantenham os cuidados ao longo de todo o trajeto.

equenta black friday

Outros rituais comuns também passaram por transformações, entre eles, o encontro da tripulação no D.O. (Despacho Operacional). Agora a rotina mudou, cada comissário vai diretamente para o portão de embarque.

A tripulação precisa transformar a insegurança e a preocupação em prevenção, e estar atenta a todos os cuidados de higiene e possíveis sintomas apresentados por passageiros e outros membros da equipe, além dos cuidados de sempre com a segurança dos que estão a bordo, mantendo em dia a conferência dos protocolos de biossegurança por exemplo.

Fora da aeronave a rotina também mudou

Com a redução, e em alguns casos a interrupção de trajetos, as escalas de trabalho sofreram muitas mudanças. Os voos diminuíram consideravelmente, e apenas os essenciais se mantiveram em funcionamento.

Os dias de trabalho ao longo de um mês são muito menores e há empresas que precisaram adotar cortes de salários e demissões.

A quantidade de pessoas que desistiram de suas viagens aumentou exponencialmente o volume de cancelamentos ou adiamentos. Mesmo em voos que operam normalmente a quantidade de passageiros é diminuta, e por vezes voos são cancelados, e então os comissários retornam para suas casas.

Nova rotina, o amor de sempre pela profissão

Mesmo com tantas mudanças na rotina e inseguranças nestes tempos de pandemia, a aviação é um setor fundamental e os profissionais comissários de bordo se colocam à disposição para atuar em voos que levam outras profissões essenciais entre destinos e repatriam pessoas que estavam longe de suas casas em função do lockdown imposto em diversos países. Com dedicação e adequação, comissários atuam para manter tudo em funcionamento.

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.