desafios-da-profissao-de-piloto

Os Desafios da Profissão de Piloto de Avião

Por trás da profissão de piloto, que está frequentemente associada ao glamour de viagens constantes, um bom salário e a inúmeras oportunidades de treinamentos e empregos, existem também pontos não tão glamourosos.

Isso porque este tipo de carreira, assim como todas, não inclui apenas os benefícios, mas também algumas desvantagens como viagens longas sem descanso, exames médicos constantes, tarefas simultâneas, e claro, uma série de demandas que podem acarretar em estresse e outras patologias.

Por isso, é fundamental analisar os desafios encontrados nesta profissão e, acima de tudo, inspirar-se em indivíduos que, além de transportar milhares de pessoas com segurança, também ilustram diariamente o conceito de resiliência. Entenda:

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

A multitarefa dos turnos

Pesquisadores como Loukopoulos, Dismukes e Barshi realizaram observações sobre o comportamento da tripulação, de uma maneira geral. Uma de suas preocupações era a respeito das listas de verificação que os pilotos usavam para recitar ou confirmar uma série de tarefas.

Isso porque, apesar deste ser um fluxo de trabalho sequencial, a prática é completamente diferente. É comum, inclusive, que um piloto esteja segurando a lista em uma mão enquanto monitora o avião com a outra e ainda trocando informações pelo rádio, o que pode ser tão desafiador quanto um motorista de ônibus dirigir, dar o troco e ainda falar com os passageiros simultaneamente.

O excesso de fadiga

Apesar de esta ser uma rotina típica para alguns pilotos, cruzar muitos fusos horários pode levar o corpo a uma propensão biológica à sonolência e inatividade à noite, além de causar alterações na temperatura corporal, na pressão arterial, nos níveis de melatonina e adrenalina, nos hormônios do crescimento e no cortisol.

Há teóricos que apontam, inclusive, que os pilotos trabalham em uma constante disritmia circadiana, pois precisam estar acordados no trabalho, quando seus corpos não conseguem se ajustar totalmente à tarefa.

Logo, a fadiga do piloto é um problema significativo nas operações da aviação moderna, em grande parte devido às horas de trabalho imprevisíveis, aos longos períodos de serviço e ao sono insuficiente, que é comum neste tipo de carreira.

A pressão para ser saudável

Os pilotos precisam realizar um exame médico a cada doze meses. Por essa razão, tais profissionais necessitam, quase que obrigatoriamente, manter a saúde em dia, visto que pessoas que são consideradas incapazes ou inseguras para operar um avião têm esse privilégio negado.

Esse tipo de cobrança pode ser um fator estressante que deixe estes indivíduos trabalhando sob pressão e, consequentemente, pode se transformar em um desafio para a carreira. Afinal, ninguém quer estar constantemente pisando em ovos, por receio de adoecer ou estar mentalmente instável para exercer sua função. Logo, este tópico pode representar algo bastante desestabilizador.

A vida pessoal 

Viver constantemente viajando e sem um período fixo em casa, com uma rotina pré-estabelecida, pode ser desafiador para muitos pilotos – por mais que eles já soubessem disso ao escolher tal profissão.

Em muitos casos, um relacionamento é possível, mas definitivamente não é fácil. Há indivíduos que ficam fora de casa cerca de quinze dias por mês, o que requer um bom planejamento para que haja tempo suficiente juntos para manter o namoro ou casamento funcionando.

Além disso, para os casais que moram juntos, outro desafio que podem enfrentar é a base (o local a partir do qual as equipes começam seu dever). Há momentos em que o piloto precisa se mudar para um novo emprego na cabine, e caso o parceiro não possa se mudar com ele, e isso pode se tornar um problema.

A realidade é que a aviação exige flexibilidade em inúmeros fatores e é preciso que ambos saibam lidar com tais questões para que a dinâmica seja positiva.

Quer saber mais?

Para saber mais sobre assuntos relacionados a aviação continue acessando o nosso blog.

Somos uma loja e editora de produtos para aviação, então estamos sempre informados a respeito de tudo o que você precisa e quer saber. Visite o nosso site e conheça nossos serviços.

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.