Formação Aeronáutica

Quais as Funções da Profissão de Comissário de Bordo?

23/09/2019
profissao-de-comissario-de-bordo

Você sonha em trabalhar a bordo de aviões, viajando para diversos lugares? Embarcar em voos nacionais e internacionais, receber e auxiliar passageiros, além de contribuir para a segurança e o bom funcionamento dos voos? Então a profissão de comissário de bordo pode ser para você! Há um universo de funções dentro dessa carreira, que vão muito além de sorrir, cumprimentar e servir clientes. Conheça de perto quais são as funções de comissários de bordo e mergulhe nesta profissão dentro da aviação!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Recepção com cordialidade

A cada voo, é função dos comissários de bordo recepcionar todos os passageiros na entrada da aeronave. Em voos nacionais, a comunicação costuma ser feita na língua local. Em voos internacionais, normalmente o inglês ou espanhol são as línguas predominantes na recepção.

Auxiliar os passageiros

Seja para encontrar o assento ou para acomodar a bagagem de mão no maleiro, os comissários de voo devem sempre estar atentos aos passageiros que necessitarem ajuda. Informações durante o voo são transmitidas pelo comandante ou pelos comissários.

Zelar pela segurança a bordo

Várias das atividades que zelam pela segurança de todos a bordo são desempenhadas pelos comissários de voo, como realizar o fechamento de portas, colocá-las em automático, verificar a posição dos assentos para a decolagem, garantir que os passageiros estão com cintos de segurança, solicitar que os passageiros estejam sentados em momentos de turbulência, etc.

Além disso, a tripulação também deve instruir e tirar dúvidas relacionadas a segurança que os passageiros possam ter, como referentes às saídas de emergência por exemplo.

Oferecer alimentação e bebidas durante o voo

Seja como cortesia ou através da compra de comes e bebes, é dever dos comissários de bordo oferecerem e servirem os passageiros durante o voo. Para voos internacionais, onde normalmente há mais refeições a bordo, são os comissários que devem organizar os carrinhos de alimentação e servir de maneira cordial todos a bordo da aeronave.

Orientar passageiros em situações de emergências

Mesmo sendo bastante raras, as situações de emergências existem. Os comissários de bordos são altamente capacitados para lidar com esse tipo de cenário. Durante suas formações, os comissários passam por simulações e treinamentos  que os ensinam a como agir em prol da manutenção da segurança do voo em diversos tipos de situações adversas. 

Você sabe por que um avião arremete? Contamos tudo sobre esse procedimento que apavora tanto os passageiros, mas na realidade é uma manobra que torna o pouso muito mais seguro. —

Estar sempre em alerta

O grau de consciência situacional do comissário de bordo deve estar sempre alto. Principalmente em voos mais turbulentos ou com passageiros inquietos, é preciso ter autocontrole e saber lidar com pessoas de maneira clara, objetiva e atenciosa, sempre com o objetivo de manter a segurança e bem-estar de todos a bordo.

Se você é um profissional ou entusiasta da aviação, acesse o site da Bianch, a maior loja de produtos e artigos para aviação do Brasil. Também oferecemos um sistema e-learning (ensino a distância online), a eBianch, para todas as pessoas interessadas em se preparar para a prova teórica da ANAC de Piloto Privado.

 

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

 

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário