Saiba mais sobre a Aviação Agrícola

Tempo de leitura 3 min

aviação agrícola está se tornando cada vez mais valorizada no agronegócio, pois conta com diversas vantagens  interessantes para os produtores e empresários, sendo uma opção de grande eficiência no segmento agrícola.

A segurança na aviação agrícola é fundamental, sendo necessário um grande treinamento para o piloto e um enorme conhecimento sobre os produtos utilizados. É preciso Informar-se sobre quem pode realizar as aplicações de substâncias utilizando as aeronaves e quais são os procedimentos exigidos pelos órgãos fiscalizadores são aspectos essenciais para se aprofundar mais nesse universo.

Quer saber tudo sobre a aviação agrícola? Então dê uma olhada no post que preparamos abaixo.

Boa leitura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Aviação agrícola: tudo o que você precisa saber

De extrema importância para o desenvolvimento do agronegócio, a aviação agrícola se tornou peça central no mercado atual, pois acelera consideravelmente vários dos procedimentos antes feitos em dias.

Para que serve a aviação agrícola?

A aviação agrícola tem como principal objetivo facilitar a vida de quem trabalha com o agronegócio no país. É ela a responsável por aplicar sementes, agrotóxicos e fertilizantes em lavouras, aumentando a produtividade e otimizando o tempo dos agricultores.

Atualmente, é o Ministério da Agricultura o órgão responsável pela fiscalização da prática no Brasil, e, segundo dados do próprio Ministério, existem cerca de 2300 aviões a serviço do agronegócio atualmente, espalhados por 23 estados, um mercado em ascensão.

É necessário registro no SIPEAGRO

Para operar um avião agrícola, é necessário que os interessados tenham o registro obrigatório exigido pelo SIPEAGRO. Para consegui-lo, basta fazer a solicitação diretamente no portal do sistema. O procedimento é 100% online.

Contudo, é necessário se atentar aos requisitos necessários para realizar a solicitação. Segundo o Ministério, são os seguintes:

    • O solicitante deve possuir aeronave que atenda aos padrões exigidos pelo MAPA, além de estar matriculada na ANAC;
    • É necessário contar com um Engenheiro Agrônomo na equipe, que será o responsável por coordenar as atividades do avião no estabelecimento;
    • Contar com um piloto licenciado pela ANAC, que tenha concluído um curso de aviação agrícola que seja reconhecido pelo MAPA;
    • Ter um responsável por trabalhos de campo, além de técnicos em agropecuária e executor técnico na área de aviação agrícola.

Auxilio no controle de pragas

A aviação agrícola é uma poderosa aliada na luta contra a proliferação de pragas em lavouras. Através da aeronave, é possível aplicar os defensivos com a agilidade necessária, diminuindo consideravelmente o número de perdas e salvando a colheita.

equenta black friday

Um percurso que levaria dois dias para ser feito por uma máquina terrestre, por exemplo, pode ser realizado em apenas 1 hora por uma aeronave. Essa velocidade é essencial para garantir que a praga não faça com que o cultivo das plantas tenha sido em vão.

Aviação agrícola é essencial para o sucesso da agricultura

Para garantir o sucesso futuro da agricultura no país, a aviação agrícola se tornou indispensável no cultivo de plantas. Seja auxiliando em seu crescimento, ou combatendo pragas, hoje, é impossível imaginar uma solução melhor para cuidar das lavouras.

Otimizando o tempo de diversos agricultores e sendo mais eficientes do que outras soluções disponíveis, os aviões agrícolas são alguns dos maiores responsáveis pelo grande desenvolvimento do agronegócio que pudemos notar nos últimos anos.

Gostou destes posts? Aproveite e visite nosso site!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

 

 

 

 

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.