aviacao-comercial

Perspectivas da aviação comercial no Brasil

Tempo de leitura 2 min

A pandemia da Covid-19 causou mudanças significativas na aviação comercial no Brasil que vão, sem dúvida alguma, redefinir as viagens aéreas e a demanda por novas frotas de avião.

Com o objetivo de esclarecer melhor o tema, elaboramos este conteúdo para apresentar as perspectivas ou tendências da aviação comercial no Brasil. Portanto, não deixe de conferir, hein?

Demanda por aeronaves menores

De acordo com uma pesquisa realizada pela Embraer, uma das principais empresas de aviação comercial do Brasil, a perspectiva é que o mercado de avião civil ajuste o tamanho de suas frotas, ou melhor, adote aeronaves de pequena capacidade, que têm uma gama mais ampla de usos e podem atender à baixa demanda.

Essa perspectiva está baseada no fato de que a realidade atual (pandemia) ainda exige o distanciamento social como uma forma de prevenção ao coronavírus. Tanto isso é verdade que assim que a pandemia começou, diversos governos adotaram como medida de prevenção o isolamento social, exigindo que as pessoas ficassem em casa.

A demanda por aeronaves menores reside não apenas por conta dessa situação, mas também para garantir a sobrevivência das empresas ligadas a esse mercado, considerando que uma aeronave menor gera bem menos custo que uma maior.

Regionalização do mercado de aviação comercial civil

As empresas que desejam proteger suas cadeias de suprimentos de choques externos devem realocar seus negócios dentro de sua região, ou melhor, centralizarem suas atividades operacionais em âmbito nacional, criando novos fluxos de tráfego.

Essa perspectiva se fundamenta na ideia de que muitas pessoas ainda estão com receio de ir para fora do país,  considerando o fato de que a pandemia ainda está sendo controlada.

Diante dessa realidade, os especialistas acreditam que as empresas ligadas ao mercado de aviação civil brasileiro devem regionalizar seu fluxo de tráfego, para assim não perderem mercado e garantir sua sobrevivência.

Mudança de comportamento do consumidor/passageiro

Existe também uma preocupação em torno da mudança de comportamento do consumidor, a qual se baseia nas motivações aqui já apresentadas (receio de viagens longas para países distintos).

A preferência por voos de curta distância é uma das mudanças percebidas no consumidor. Isso nos leva a acreditar que é preciso não apenas diversificar a malha aérea, mas criar novos fluxos de viagens ou destinos, que sejam capazes de atender às necessidades dos passageiros

Preocupação com o meio ambiente

Além das questões anteriores, acredita-se que o discurso em torno da sustentabilidade ganhará força no âmbito do mercado de aviação civil comercial no Brasil. Por isso, as empresas ligadas a essa área devem se concentrar nesse ponto e investir em modelos de aeronaves mais eficientes e sustentáveis.

Como se pode visualizar, as perspectivas mais significativas em torno do mercado de avião civil no Brasil se fundamentam, de certo modo, na pandemia e nas consequências trazidas por ela. Por isso, fique atento, observando a mudança de comportamento não apenas do mercado, mas também do consumidor.

 

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.