aviao-eletrico-comercial

Conheça Alice, o primeiro avião comercial elétrico de passageiros

Tempo de leitura 3 min

Conheça Alice, primeiro avião comercial elétrico de passageiros. É um modelo que foi desenvolvido pela Eviation, uma empresa israelense, já passou por testes de motor e em breve poderá ser o primeiro avião elétrico comercial a ser utilizado em longa escala.

 

O primeiro avião comercial elétrico de passageiros: conheça Alice!

Faltam poucas semanas até que Alice comece a dar seus primeiros voos após seus testes, colocando em prática o uso da bateria em aviões. É como se funcionasse de forma semelhante a um carro elétrico, carregando 9 passageiros e podendo usar uma carga para cobrir 440 milhas náuticas.

Enquanto um Boeing tem uma velocidade de 946 km/h, Alice tem 461 km/h. Hoje a capacidade é para um número menor de passageiros, mas a expectativa da empresa é de que em 10 anos tenham desenvolvido modelos para 20 a 40 passageiros.

 

Os testes pelos quais Alice e outros modelos elétricos passam

Não apenas Alice, como outros modelos também têm passados por testes, por exemplo, protótipos de aeronave passando por testes de táxi. Um dos critérios é o teste de velocidade, em que os modelos são enviados em diferentes velocidades por vez para averiguar a sua potência.

Vários sistemas são avaliados nessa performance, como antiderrapante, frenagem e direção. E Alice também está em algumas versões diferentes para execução dos testes, como executiva e outra especializada para cargas. Essa verificação apenas aparece atualmente por conta de problemas climáticos.

aviao-eletrico-comercial
aviao-eletrico-comercial

As vantagens da aviação elétrica

Primeiramente, a aviação elétrica reduz os custos necessários para a manutenção e operação das aeronaves comerciais em 70%. A expectativa com esse tipo de dado é que no futuro essa redução dos custos seja refletida no próprio valor das passagens, tornando as viagens mais acessíveis economicamente.

Além disso, temos benefícios ao meio ambiente, porque diminui a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, diminuindo prejuízos à natureza. Também é interessante que o conforto é maior, porque o barulho é reduzido, bem como aumento da velocidade.

Regulamentação dos modelos de aviões elétricos

Apesar do sucesso de Alice e outros modelos semelhantes, ainda existe uma luta da empresa em relação à regulamentação desse tipo de aeronave. Isso porque não existem diretrizes muito específicas para aviões elétricos atuarem.

É possível emitir condições especiais, mas ainda é algo incerto. A ideia é que no futuro próximo isso esteja melhor estipulado porque, como vimos, a tendência é que o mercado desse modelo de avião seja muito amplo por atenderem muito bem sua demanda.

E essa é Alice, o primeiro avião de passageiros comercial elétrico, e que não está sozinho, porque muitos semelhantes têm sido desenvolvidos e testados. Vimos que essa é a expectativa para os aviões em um futuro que está muito perto, porque são modelos interessantes em diversos âmbitos.

Claro que ainda há testes em andamento, além de necessidade de estipular padrões sobre a regulamentação mais específicos, mas nada que não possa surgir. Tanto empresas quanto os clientes terão benefícios em desfrutar dos serviços de Alice e seus semelhantes.


Gostou deste post sobre o primeiro avião comercial elétrico ? Visite nosso site agora mesmo!

Agora que você já conhece os aviões dos principais líderes, não deixe de conferir os materiais para entusiastas da aviação que temos em nosso site. Os melhores preços em produtos fabricados por nós mesmos você só encontra ao acessar o nosso portal. Confira!

Gostou deste posts sobre os Aviões dos Presidentes? Aproveite e visite nosso site!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.