Dicas da Aviação

Joystick para simulador de voo: como escolher?

10/09/2019
joystick-para-simulador-de-voo

Quem é apaixonado pelo universo da aviação certamente ouviu falar ou até mesmo já se aventurou em um simulador de voo. Disponíveis para computadores e consoles de videogame, seu objetivo é proporcionar uma experiência muito próxima da realidade vivenciada por um piloto no ar.

O grande detalhe é que o uso do teclado e do mouse, ou mesmo dos controles de videogames convencionais, não costuma ser uma boa opção nessa hora. O ideal é optar por um joystick para simulador de voo, desenvolvido especificamente para essa finalidade.

Quer saber mais? Então confira neste post tudo sobre esses dispositivos e encontre o melhor modelo para você!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como funciona um joystick para simulador de voo?

É bem verdade que os tradicionais controles de videogames passaram por diversas mudanças e receberam melhorias significativas ao longo dos anos. Ainda assim, eles não permitem a realização de diversos comandos essenciais de maneira eficiente para quem pretende realizar voos simulados. Mesmo com o uso de teclado e mouse, em que há mais botões à disposição, a experiência fica muito distante da realidade.

Já os joysticks para simulador de voo, que são desenvolvidos especialmente para esse fim, contam com características impossíveis de serem encontradas em outros tipos de controle. Seu diferencial já começa pelo formato, que busca se assemelhar ao máximo aos manches existentes nos aviões, seja no estilo volante ou bastão.

A inclinação do eixo central em vários ângulos e direções é outra grande vantagem desses dispositivos. Isso permite um controle mais preciso sobre os movimentos do avião, possibilitando a realização de movimentos e manobras que seriam improváveis com um controle comum.

Para tornar a navegação ainda mais realista, suas funções permitem virar todo o eixo do avião, incliná-lo para ganhar velocidade ou então deslizar para o lado movimentando apenas o leme. Além disso, a alta sensibilidade desses joysticks também confere precisão aos movimentos, já que o dispositivo conta com sensores que identificam a intensidade da força aplicada e refletem no comportamento da aeronave.

Finalmente, os joysticks para simulador de voo contam com muitos botões, o que é ideal para concentrar os comandos importantes em um só lugar, como o controle do trem de pouso, o acionamento de luzes de emergência e a verificação do consumo de combustível. São muitas possibilidades de funções e controles que um joystick comum definitivamente não é capaz de atender, comprometendo o realismo e a efetividade da simulação.

Como escolher um joystick para simulador de voo?

Agora que ficou claro como um joystick próprio é praticamente indispensável para quem quer simular voos, é preciso saber como escolher o melhor modelo para cada situação. Afinal, existe uma grande variedade de opções disponíveis, o que pode causar dúvidas nos interessados.

Um dos principais fatores que devem ser levados em conta é o estilo de voo que você pretende realizar. Isso porque será preciso contar com funções específicas, que podem variar entre voos comerciais, militares, civis e acrobatas, por exemplo. Outro cuidado importante é considerar o seu perfil, pois existem opções voltadas para usuários iniciantes e avançados, estudantes da aviação ou gamers.

Algumas marcas, como a Logitech, oferecem diversos hardwares periféricos além do joystick, como chave, throttles e pedais. Isso permite que o usuário monte um painel completo, aumentando ainda mais a sensação de estar dentro de um verdadeiro cockpit.

Se a intenção é uma pegada mais gamer, voltada para jogos de guerra, os joysticks da Thrustmaster podem ser a pedida certa, pois têm alta durabilidade, ampla rede de assistência técnica e 5 anos de garantia. Lembrando que quem for canhoto também deve se certificar de que o modelo escolhido proporcionará um uso confortável.

Como um joystick para simulador de voo pode ajudar quem quer ser piloto?

Nós sabemos que o objetivo de se tornar um piloto profissional é algo muito desafiador para a maioria dos alunos. Por isso, poder contar com uma ferramenta de treinamento como o simulador é uma excelente oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na teoria.

Nesse processo, o joystick para simulador de voo é um recurso muito importante, já que ele ajuda na ambientação do aluno. Aprender a lidar com esses controles pode ser o primeiro passo para desenvolver a capacidade de adaptação e entender de maneira mais rápida os comandos de uma cabine de aeronave.

Outra vantagem é que o aluno não dependerá apenas das aulas práticas para conseguir ter contato com a pilotagem. Utilizando um joystick, o simulador permite que o aluno pratique os procedimentos em que tem mais dificuldade quantas vezes quiser, adquirindo experiência suficiente para ter sucesso no momento das aulas práticas.

Há até a possibilidade de simular situações de risco, que podem preparar o estudante para enfrentar situações adversas sem se expor aos riscos de um voo real. Alguns simuladores, como o Flight Simulator, também fazem com que o aluno realize as tarefas que precedem o voo, como o checklist e a interpretação de cartas aéreas.

Todos esses recursos fazem do simulador uma excelente ferramenta. Em conjunto com o joystick certo, seu uso durante o aprendizado certamente será um grande diferencial na formação de um piloto.

Como é possível comprar um joystick para simulador de voo?

Como você deve ter percebido, escolher um joystick para simulador de voo pode não ser algo tão simples. Por isso, contar com uma ajuda para acertar na compra é um bom negócio para quem ainda tem algumas dúvidas.

O problema é que a maioria das lojas que vendem esses controles não oferecem um suporte como esse, deixando a escolha do modelo à própria sorte dos clientes. Na Bianch Pilot Shop você conta com profissionais capacitados à disposição para tirar todas as suas dúvidas, para que você escolha o joystick que melhor atenda suas necessidades.

Oferecemos joysticks e hardwares periféricos das melhores marcas do mercado, com preços competitivos e o melhor atendimento, tanto pré como pós venda!

Quer conhecer nossos modelos de joystick para simulador de voo? Então visite agora mesmo a nossa loja virtual, que com certeza temos a opção certa para você!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn e acompanhe nossas melhores publicações.

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário