jogos de aviões

8 Jogos de Aviões Que Você Precisa Conhecer!

Você sempre achou que a emoção e a adrenalina de estar no cockpit controlando o voo fosse uma exclusividade dos pilotos profissionais? Então você precisa conhecer os jogos de aviões! Muitos deles podem proporcionar uma experiência muito próxima da realidade, até mesmo para quem ainda não está apto a fazer um voo real.

Assim como todos os segmentos de games, os simuladores de voo mais modernos oferecem alta qualidade de gráficos e jogabilidade. As tecnologias atuais também permitem a reprodução de situações reais de voo com alta precisão. Em alguns casos, os jogadores podem experimentar momentos de emergência, falhas técnicas e até clima de guerra.

Pensando nisso, decidimos trazer neste post oito dos melhores jogos de aviões para ter em seu smartphone, console ou PC! Continue a leitura e tenha um bom voo!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

1. Flight Simulator

Desenvolvida desde os anos 80 pela Microsoft, a franquia Flight Simulator se tornou uma das mais representativas quando o assunto é jogos de aviões. Aliás, muitos nem consideram o título como um jogo, já que o grande objetivo deste simulador é ajudar na formação e na instrução de pilotos reais.

Isso significa que são simuladas praticamente todas as operações que devem ser realizadas por um piloto, como a leitura de cartas aéreas, taxiamento da aeronave, contato com a torre de comando, incluindo o uso de nomenclaturas técnicas da área. Ainda que muitos entusiastas se aventurem com esse simulador, quem conhece os principais conceitos da aviação certamente tem mais facilidade em dominá-lo.

Como a versão mais recente disponível do Flight Simulator é de 2006, a maioria dos computadores pessoais de hoje são capazes de reproduzir o simulador sem grandes problemas.

Vale lembrar que a Microsoft já anunciou uma nova versão do título, que será exclusiva para Windows e Xbox One, acabando com uma espera de cerca de 13 anos pela continuação dessa série que conta com uma grande comunidade de fãs.

2. X-plane 11

Xplane11

Sendo um dos principais concorrentes do Flight Simulator, o X-Plane 11 também é um simulador que pode ser utilizado em treinamentos. Isso porque ele equivale a um simulador profissional e tem o certificado da Federal Aviation Administration (FAA), órgão que regulamenta a aviação civil nos EUA.

O diferencial do título é que ele busca oferecer uma experiência ainda mais realista, com cenários bem feitos e a reprodução de mais de 3 mil aeroportos. Os jogadores também podem personalizar cores, texturas e painéis como preferirem e os cenários ganham vida com os efeitos de luz e som.

O simulador está disponível para PC Windows, Mac e Linux, e é considerado um jogo mais complexo em seus controles. Além disso, por ser mais atual e contar com gráficos melhores, ele exige um computador com boa configuração para ser executado.

3. AirFighters

Para os que desejam ter a experiência de um ambiente de guerra no celular, esse é o jogo ideal. Além de incluir diversos jatos militares, ele também oferece um verdadeiro arsenal de armas como mísseis, bombas e metralhadoras.

A perseguição às aeronaves inimigas acontece em missões nas quais os jogadores enfrentam diversas condições climáticas. Para isso, o jogo conta com 12 caças de guerra que oferecem interfaces de pilotagem diferentes.

O destaque desse game vai para as recriações de mais de 500 aeroportos com clima em tempo real. Além disso, permite que os participantes façam suas missões e escolham os alvos aéreos, terrestres e marinhos que desejam enfrentar.

4. Ace Combat 7

Esse é um dos jogos de aviões de combate que permite a experiência de ser um piloto de caça de elite, permitindo a imersão em um ambiente de combate aéreo intenso, com aeronaves futuristas e realidade virtual.

Além disso, a evolução dos gráficos vai mostrar um cenário de batalhas muito realista, com um arsenal de armas modernas e a possibilidade de utilizar o modo multijogador online.

equenta black friday

O jogo está disponível para PS4 e Xbox: Confira nosso review do game!

5. Flight Pilot Simulator

Com controles bem simples, o Flight Pilot Simulator se tornou um dos mais populares jogos de aviões. Por isso, está disponível tanto para computadores como para smartphones com os sistemas Android ou iOS.

O software oferece vários modelos de aeronaves, desde os tradicionais jatos, passando por aviões comerciais, até aeronaves militares.

Além disso, os jogadores passam por missões que envolvem resgates, situações de emergência e pousos forçados. Tudo isso, com tempo determinado e painel de placar online para comparar com os resultados dos amigos.

6. War Thunder

Excelente opção para quem quer se sentir na pele de um verdadeiro piloto de guerra, o War Thunder oferece um belo visual e uma campanha com ótimas missões. Também é possível competir online contra adversários reais, o que faz dele ideal para quem gosta de um bom desafio.

Inspirado em períodos como a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coreia, o game disponibiliza um vasto conteúdo que pode ser adquirido ao longo da jogatina, como mapas, armamentos e mais de 350 modelos de aeronaves.

O War Thunder é gratuito e pode ser jogado por usuários de diferentes plataformas, como PC, PS4 e Xbox One — inclusive no modo online.

7. DCS World

Quem não quer gastar para poder desfrutar de um bom jogo de avião também pode optar pelo Digital Combat Simulator World. Há várias missões e campanhas disponíveis, sempre buscando reproduzir o clima de um conflito entre nações.

O grande foco é nos confrontos multiplayer, que exigem uma boa estratégia para sair vencedor de uma disputa. O game ainda gera relatórios que ajudam a avaliar o desempenho do jogador e permite o upload de vídeos diretamente para o YouTube.

8. Flightgear

Diferentemente dos outros jogos desta lista, que foram desenvolvidas por produtoras, o Flightgear Flight Simulator é um software livre. Isso quer dizer que ele disponibiliza seu código-fonte para que qualquer desenvolvedor possa fazer alterações, adaptando-o para diversas situações.

Isso possibilitou que o Flightgear servisse de base para vários outros simuladores de voo, além de também contar com uma simulação realista e controles avançados. Por essa razão, essa é também uma opção mais voltada aos que já têm experiência no mundo da aviação, funcionando como uma ferramenta de pesquisas e ensaios.

Mesmo para quem já tem o brevê em mãos, os jogos de aviões são uma forma de distração e relaxamento, pois não envolvem a responsabilidade do voo real, mas proporcionam experiências verdadeiras com diversão e aprendizado.

Gostou de conhecer os jogos que o aproximam de um voo real? Se você conhece algum outro que ficou de fora desta lista, compartilhe-o conosco nos comentários!

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

  1. Faltou o prepar3d que é a continuação do FSX

Os comentários estão fechados.