crescimento-do-ensino-a-distancia

O Crescimento do Ensino a Distância em Tempos de Pandemia

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) gerou impactos em praticamente todos os setores de nossas vidas. O impacto na educação, sem dúvida, foi muito significativo. As escolas, que tiveram que fechar suas portas para manter o isolamento social, foram obrigadas a se reinventarem em meio a esse novo cenário.

O ensino a distância (EAD), que já era praticado por muitas universidades, passou a ser a única opção para manter o ensino.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O próprio Ministério da Educação (MEC) publicou no dia 18 de março a portaria n° 343, que autoriza, excepcionalmente, a substituição das aulas presenciais por aulas na modalidade a distância.

Muitas escolas públicas e particulares também lançaram mão da alternativa para continuarem com suas agendas escolares.

Nesse cenário, a graduação e os cursos técnicos tiveram um aumento substancial da demanda por EAD, tendência essa que já se mostrava em ascensão anteriormente. É o que demonstra o estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP): entre 2008 e 2018, as matrículas de cursos de graduação a distância aumentaram 182,5%.

Por isso, os educadores têm a plena certeza de que o EAD faz parte do futuro da educação, principalmente após a pandemia da Covid-19, que reforçou ainda mais os benefícios dessa prática para grande parte da população e as infinitas possibilidades que ela proporciona.

Com o aumento da demanda, a oferta de cursos a distância também aumentou para diversas especialidades da graduação, MBA e pós-graduação. Além das facilidades, comodidade e flexibilidade da modalidade, o diploma EAD é o mesmo do curso presencial, tendo a mesma validade e reconhecimento do MEC.

Podemos afirmar que o EAD passou a não atender apenas aquele público específico, de estudantes que trabalhavam fora o dia inteiro e que não tinham tempo para comparecer até a universidade. Atualmente, outras realidades já compõe o corpo de alunos de um EAD por conta de diversos fatores, como:

Flexibilidade de horários

Um dos pontos mais positivos do EAD é a flexibilidade dos horários de aula. Em muitos casos, é possível que o estudante assista à aula quando e onde puder, sem precisar estar online em um mesmo horário todos os dias. Dessa forma, ele faz o seu horário e adapta seus estudos da melhor forma em sua rotina.

Comodidade

O fato de não precisar se deslocar para ir até a universidade é outro fator importante, principalmente em tempos de pandemia. Muitos alunos não têm condições financeiras ou moram muito longe para chegar a tempo para as aulas.

Estar no computador de casa ou até mesmo no celular e conseguir assistir aula é realmente um adianto para quem precisa.

Valores mais baixos

Outro atrativo é o valor da mensalidade do EAD. Como a instituição não precisa investir em todos os gastos de um espaço físico, o valor da mensalidade costuma ser bem menor. Aliado a isso, o aluno ainda economiza com deslocamentos, alimentação, material didático, entre outros gastos.

Apoio acadêmico

Mesmo sendo um curso a distância, um EAD de qualidade disponibiliza aos alunos a orientação de professores, sempre que necessário, para tirar dúvidas e prestar acompanhamentos, além de ter acesso ao material didático online.

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.