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Como Economizar em sua Formação Aeronáutica

O processo para se tornar piloto não é nada barato, e devido a isso, um detalhado planejamento é necessário, tanto para pagar o valor estimado ao longo dos anos quanto para não gastar mais do que precisa. Esse último ponto, é nosso foco de hoje.

Você pode economizar de dezenas até milhares de reais em pequenos atos que, a longo prazo,  poderão somar uma boa diferença em seu investimento. Conheçamos alguns.

Descontos em seu material didático

Para iniciar seus estudos para piloto privado você  precisará de livros das cinco matérias da aviação, além de outros acessórios, como o computador de voo, régua, transferidor, e até a CIV futuramente.

Ao invés de comprar esse material separadamente, procure adquirir via kits prontos, vendo que normalmente há um desconto de 5% dentre do preço do grupo de produtos, em comparação a compra separada desses mesmos itens.

Em lojas online, também procure cupons de desconto e aproveite promoções de frete grátis.

Ao todo, você poderá poupar algumas dezenas ou centena de reais.

Estudar por conta própria

Atualmente a ANAC não exige que você se matricule em um curso teórico homologado para a primeira habilitação, a de Piloto Privado. Desse modo, você pode comprar o material didático e estudar por conta própria em sua casa, e ao fim, ir fazer sua prova teórica da ANAC.

Atualmente um curso teórico que dura 4 meses costuma partir de R$3.000,00. Neste contexto,  torna-se uma enorme economia escolher estudar por conta própria.

Essa escolha irá exigir muita disciplina e atenção, mas é totalmente possível e muitos estudantes são aprovados utilizando este método.

Taxas e despachantes

Alguns processos da ANAC são burocráticos, mas outros, nem tanto. Dependendo de seu tempo disponível e capacidade de aprendizado, você pode fazer por conta própria alguns procedimentos que seriam realizados por terceiros.

Há escolas que cobram pequenas taxas no ato da matrícula para, por exemplo, criar seu Código ANAC, que de fato será necessário no ato de sua prova teórica e CMA. Contudo, você mesmo pode pesquisar tutoriais na internet para fazê-lo por conta própria.

Ao fim das suas aulas de voo você terá de solicitar um voo de check na ANAC. Esse processo é um pouco mais complexo e envolve documentos, CIV e autorizações. Muitos nesse caso contrataram despachantes para realizar esse serviço, ou um serviço oferecido por meio das próprias escolas, porém esse é mais um caso onde, através de pesquisas, você mesmo pode o resolver tudo, e economizar taxas de R$200,00 a R$400,00.

Material e conteúdo digital

E-books e ensino a distância são uma nova realidade que ajudam alunos a economizar não somente dinheiro mas também tempo, vendo que tudo está disponível em qualquer local, através de seu celular.

Ao invés de livros físicos, você pode procurar livros digitais da mesma editora, vendo que as maiores já os oferecem, a preços bem mais baixos.

E caso você não queira investir em um curso presencial, mas também não se sinta seguro estudando por conta própria, um curso a distância costuma ser bem mais acessível e dinâmico.

Serão mais algumas centenas de reais economizados em sua conta.

Tempo de voo X Tempo de táxi

Em suas aulas práticas a sua experiência de voo é contabilizada entre a decolagem e o pouso. Porém, você normalmente paga pelo tempo total de motor ligado, vendo que é o uso da aeronave que torna a aula de voo algo custoso.

Sendo assim, se você leva 10 minutos a mais dentro do avião em solo com o motor ligado, porque está tendo dificuldade em algo, esse é um tempo extra que você está pagando, e que não será contabilizado para sua experiência pois não é tempo de voo.

Deste modo, procure revisar e estudar previamente tudo o que irá fazer em sua próxima aula, e tire qualquer dúvida que tenha durante o briefing com seu instrutor, antes do voo.

Atualmente 60 minutos de voo custam cerca de R$475,00. Cada minuto conta e não é nada barato.

Faça voos de lazer no momento certo.

Imagine que você já fez 30 das suas 40h de voo do treinamento de Piloto Privado. Que tal alugar um avião com 4 lugares, e com o instrutor ao seu lado, ir fazer um voo de lazer com seus pais ou amigos?

Apesar de interessante, o problema é que essa hora de voo não será vantajosa para seus registros. Como você ainda não se formou, voos de lazer desse modo serão contabilizados como duplo comando, ou até, não serão contabilizados para sua experiência total, por as vezes não poderem ser considerados voos de instrução.

O aconselhado nesse caso é esperar se formar, para que você mesmo possa assinar o plano de voo como Piloto em Comando, podendo portanto, acumular experiência efetiva em sua CIV.

Assim, a não ser que você possa gastar mais R$ 500 sem pensar, segure sua empolgação por mais alguns meses, e voe com os amigos e familiares só após concluir seu PP.

A formação aeronáutica não é algo barato e acessível, mas com planejamento e dedicação, tudo é possível. Se interessou no tema? Então confira nosso outro post que traz mais 4 dicas para economizar dinheiro em sua formação!

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