Curiosidades

Você conhece a História dos Óculos Aviador?

21/08/2019
oculos-aviador

O modelo icônico se tornou popular durante a Segunda Guerra Mundial e vem sendo utilizado até os dias de hoje por pessoas dos mais diversos estilos, sem perder a elegância. Conheça mais sobre a história dos óculos aviador.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O surgimento dos óculos aviador

O modelo foi lançado no ano de 1936, após dez anos de pesquisas pela empresa Bausch & Lomb, a partir da necessidade de proteger os olhos dos integrantes da força aérea americana, que estavam sofrendo com uma grande exposição aos raios solares durante o cumprimento de suas funções.

Narra a história que o General Douglas MacArthur, importante figura militar da época, foi fotografado com seus óculos aviador de armação dourada e lentes esverdeadas, durante um pouso em uma missão nas Filipinas e o que era para ser primordialmente funcional, se tornou sinônimo de um visual atraente.

A popularização do óculos aviador

No ano posterior à sua criação, o modelo recebeu o nome de Ray-Ban, que representa, de forma literal, o seu objetivo: “banir os raios”. Em 1938 o nome recebeu o acréscimo “Aviator”, como ficou conhecido até os dias de hoje.

Foi no pós-guerra, no decorrer da década de 50, que os óculos aviador entraram para o radar da moda jovem através da influência de astros da cultura pop e música, que estavam entusiasmados com alguns produtos surgidos durante o período. O ator Marlon Brando foi um dos maiores influenciadores do modelo, que ganhou a companhia da camiseta branca, jaqueta de couro e jeans.

Nos anos seguintes, podemos ainda citar a influência do eterno rei do rock, Elvis Presley, e do ex-Beatle Paul McCartney. Com o passar do tempo foram surgindo variações da versão clássica dos óculos aviador, como modelos com armações coloridas. E quem pensa que o modelo ficou popular apenas entre os homens, engana-se. As mulheres  também começaram a utilizar o acessório por volta do ano de 1970, sob influência da ativista e jornalista Gloria Steinem.

Os óculos aviador nos dias de hoje

O modelo continua figurando na lista dos mais procurados em diversas lojas especializadas, uma vez que ganhou o status de atemporal. Seu design tradicional trazia armação fina e metálica, nas cores prata ou dourado, e as lentes podiam ser encontradas em preto, marrom ou verde.

Hoje em dia, o modelo consegue se adaptar aos mais diversos estilos, ganhando, ano após ano, releituras modernas e diferenciadas por marcas desde as mais luxuosas até as mais populares. Lentes coloridas ou espelhadas são comuns de serem encontradas, assim como tipos variados de armação, mas sempre respeitando o formato clássico.

Os óculos aviador podem ser utilizados de forma harmônica por pessoas com diversas formas de rosto, como ovais ou quadrados por exemplo. O modelo irá garantir uma maior harmonia à face, além de proporcionar um look mais atraente.

Onde comprar?

Diversas marcas apostam no modelo aviador para atrair consumidores. Os óculos aviador podem ser encontrados nas mais diversas óticas e lojas especializadas, tanto físicas quanto online.

Deseja comprar óculos para aviação? Conheça os modelos à venda na Bianch, a maior loja de produtos e artigo para aviação do Brasil.

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais! estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn e acompanhe nossas melhores publicações.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário