processo-seletivo-na-aviacao

Etapas de um Processo Seletivo na Aviação

Ingressar em uma companhia aérea não é uma tarefa fácil. O processo seletivo é rígido e conta com diversas etapas importantes.

Por isso, se conquistar uma vaga na aviação é um de seus objetivos, é muito importante conhecer as fases da seleção e estar atento ao que será avaliado em cada uma delas. É sobre isso que vamos falar hoje. Confira!

Principais etapas do processo seletivo

1 – Currículo

O currículo é uma fase inicial fundamental em quase todos os processos seletivos, e na aviação não é diferente.

Um bom currículo deve reunir todas as informações sobre a sua experiência profissional que sejam relevantes para o cargo pretendido. Além disso, devem ter dados básicos de contato, cursos extras e objetivos do profissional. E cuidado com os erros de português!

2 – Entrevista e dinâmicas de grupo

A segunda etapa do processo seletivo costuma ser a entrevista. Como esse será o seu primeiro contato pessoal com a empresa, é essencial garantir uma boa apresentação, que transmita confiança e profissionalismo.

Para os homens, é indicado que o cabelo esteja bem cortado e arrumado, que a barba esteja feita e que a roupa seja formal e passada. Para mulheres, recomendam-se unhas limpas, maquiagem neutra e roupa formal, sem peças muito decotadas.

É muito provável que no dia da entrevista você também precise levar alguns documentos para preencher uma ficha cadastral na empresa. Por isso, garanta que todos os papéis necessários estejam com você antes de sair de casa.

E seja pontual. Ao chegar atrasado, você passará uma impressão ruim ao recrutador, que pode analisar isso como uma característica sua e não como um imprevisto.

A entrevista é um dos momentos mais importantes da seleção, sendo um grande filtro para os candidatos que continuarão no processo. É fundamental se preparar bem, pensando em respostas, pesquisando sobre a empresa e o sobre o cargo desejado, além de trabalhar nas suas habilidades de comunicação.

Também é bem comum que os recrutadores utilizem dinâmicas de grupo como parte da seleção. O objetivo é identificar as principais habilidades interpessoais do candidato, como a criatividade, proatividade e capacidade de trabalhar em equipe, por exemplo.

3 – Testes de conhecimentos técnicos

O teste de conhecimentos técnicos é uma das partes mais importantes do processo seletivo, que avalia se o candidato está apto para exercer a profissão.

Ele pode ser tanto teórico como prático, dependendo do tipo de cargo pretendido. No caso de pilotos, por exemplo, é comum o uso de simuladores de voo. Conhecimentos das áreas de meteorologia e legislação do aeronauta são frequentes em provas para comissários.

A melhor forma de se preparar para essa parte da seleção é por meio do estudo e da prática. Materiais didáticos e cursos específicos podem auxiliar bastante.

4 – Exames médicos

Por fim, também é exigida a realização de alguns exames médicos básicos para a admissão nas empresas de aviação, além do exame toxicológico, já que essa é uma área em que todos os profissionais são considerados importantes para segurança e eficiência das operações.

Ufa! São muitas as etapas para se tornar um profissional da aviação. Mas, com certeza, com dedicação e interesse, o processo se torna muito mais fácil.

Se você está pensando nessa carreira, dê uma passadinha em nosso site! Temos diversos materiais que podem ajudar no seu estudo.

Para ficar por dentro de tudo sobre o mundo da aviação, nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas melhores publicações! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Conheça a eBianch, a maior plataforma de ensino a distância para pilotos e entusiastas de aviação, Centro de Instrução de Aviação Civil homologado pela Anac, acesse www.ebianch.com

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.